O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Fumo no Japão

Quem mora ou morou no Japão sabe que japoneses fumam muito.
No entanto, segundo pesquisas, o número de fumantes diminuiu muito nos últimos anos.
Embora digam que muitos deputados tenham interesse na indústria do tabaco, fumar nas ruas centrais tornou-se proibido nas grandes cidades japonesas.
A província de Kanagawa foi a primeira, em 2009, a proibir o fumo em áreas públicas.
Até há poucos anos, o fumo não era tão proibido. 
Máquinas de vendas automáticas eram uma excelente opção para os menores de 20 anos.
Menores de 20 anos não podem fumar sem autorização dos pais, no Japão. Somente quando completam 20 anos, são independentes para beber ou fumar. Cigarros não eram vendidos, teoricamente, aos menores de 20 anos, no entanto, era fácil adquirir através das máquinas.
A Associação do Tabaco resolveu instituir o cartão Taspo, com cadastro do fumante, para adquirir cigarros somente através dele, nas máquinas de vendas automáticas. A maioria não fez o cartão, passando a comprar em lojas de conveniência.
Smoking area, 喫煙場所 (kitsuen basho), são áreas específicas para fumar, criadas em empresas, estabelecimentos comerciais, shopping, lojas de departamentos, parques, áreas públicas e restaurantes familiares, inibindo o tabaco junto aos não fumantes.
Existem locais próprios para isso, geralmente em lojas de conveniência ou fumódromos.
Alguns restaurantes não aceitam o fumo dentro do estabelecimento, com cinzeiros do lado de fora do estabelecimento. Outros tem alas separadas, perguntando aos clientes, onde prefere ficar.
Mesmo assim, ainda existam bares ou restaurantes sem alas restritas para fumantes. Muitas vezes, restaurantes que separam fumantes dos não fumantes, estão praticamente lado a lado.
Avisos são espalhados por toda a área proibida, seja em degraus ou tetos de estação de trens, placas em jardins. Caso haja desobediência, é multado. Os valores das multas variam de cidade. 
Os avisos estão nas calçadas, escadarias e até mesmo com placas afixadas em jardineiras. A multa varia em cada cidade, a partir de 1000.
O fato de carregar um cinzeiro portátil - bastante comum no arquipélago e à venda nas lojas ¥100 - não o livra da multa. Não se trata do lixo, mas pelo ato de fumar. 


No Japão, existem muitos cinzeirinhos portáteis, à venda em lojas de 100円 ou fornecidos como brindes em promoções dos fabricantes de cigarros, para que as pontas não sejam jogadas no chão.
Lembrando que, onde o fumo é proibido, o fato de fumar e portar um cinzeiro portátil, não livra da multa. O problema não é o lixo e sim, a poluição.
Existem vigilantes espalhados pela cidade para executar a multa. Em Nagoya, os vigilantes se destacam pela roupa na cor alaranjada, chamados de laranjinhas pelos brasileiros que vivem no Japão.
Toda parada de autoestrada japonesa, há um lugar próprio para fumar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!