O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Teria o futebol origem no kemari?
Embora seja atribuída aos ingleses - que foi onde o esporte tomou forma - não se sabe exatamente qual é a origem do futebol. Muitos povos dos antigos Egito, Grécia e Roma já tiveram jogos semelhantes há milhares de anos, além dos sempre citados chineses e japoneses.
Longe de serem beisebol ou sumô os esportes preferidos dos japoneses atualmente, o futebol caiu no gosto deles e é o primeiro no ranking. O beisebol caiu para o segundo lugar.
A preferência ao futebol pelos japoneses foi crescendo gradativamente. Algumas pesquisas de poucos anos atrás, mostravam o beisebol como o esporte favorito dos japoneses e, em segundo, o futebol.
Hoje, a preferência dos japoneses pelo futebol ultrapassou o beisebol.
Existem campos de futebol espalhados por todo o arquipélago. Nos trens, encontramos muitos garotos japoneses praticantes do esporte. Não é raro encontrar camisetas escritas com a paixão pelo futebol. 
A história do futebol e sua introdução no Japão pelos brasileiros, creio que a maioria conhece, desde Zico e muitos técnicos e jogadores estrangeiros atuando, principalmente brasileiros, em times japoneses. 
O famoso time Samurai Blue, masculino, e as ex-campeãs do futebol feminino do Nadeshiko Japan, mostram o quanto o esporte é querido e praticado no Japão.
Qual seria o esporte semelhante ao futebol, praticado pelos chineses ou japoneses em épocas remotas?
Kemari é um antigo esporte - semelhante ao futebol - da Corte Imperial do Japão, que surgiu há 1400 anos, com origem na China com o nome de "Cuju", trazida pelo budismo.
A palavra Kemari 蹴鞠 traduz-se literalmente como "chutar bola".
Kemari é um pouco diferente do futebol, não existem 2 times. Sem ganhadores ou perdedores, portanto não competitivo, difere-se também no propósito de jogar, que é simplesmente passar a bola para os outros jogadores. Consiste em manter a bola no ar, sem deixar cair, nem tocar mãos, objetivando apenas a interação entre os jogadores.
A quadra onde se pratica o kemari é pequeno e, durante o jogo, é delimitado por galhos de árvores.

Há todo um ritual e oração para iniciar o jogo.
Kemari foi praticado pela classe alta como entretenimento e considerado refinado pela habilidade e graça. Apesar da popularidade cair após a Restauração Meiji, ainda hoje é revivido em santuários japoneses, atraindo milhares de espectadores.
A tradição do kemari deve-se ao Imperador Meiji  - considerado um bom "chutador" - que, em 1903, fez uma doação para criar a Sociedade de Preservação do Kemari.
Em festivais, os jogadores vestem roupas e calçados tradicionais, especiais para o jogo, exatamente como na época em que o kemari foi introduzido no Japão.



Os mais famosos festivais Kemari realizados no Japão, que atraem turistas são:
Tanzan Jinja em Nara - dias 29 de abril e 3 de novembro, das 11h ao meio-dia
Palácio Imperial de Kyoto - dias 5 de abril (evento de primavera) e 5 de novembro (evento de outono), das 10h às 11h
Kemari Hajime, dia 4 de janeiro no Shimogamo Jinja, a partir das 13h30
Shiramine Jingu, Kyoto, o templo do futebol, dias 14 de abril (Festival da Primavera) e 7 de julhi (Festival Tanabata). O jogo também é realizado em 2 domingos, todos os meses.


Mais novidades sobre o Japão, curta a  fanpage.
Alguns eventos no Canal YouTube.
Siga-nos também no Instagram e no Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde doar roupas usadas no Japão

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

A arte contada em arte, por Lucille Kanzawa

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Guarda-chuvas da amizade, o empréstimo gratuito de guarda-chuvas no Japão

Ilha de Takeshima, em Gamagori, Aichi