O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Social Good Project, END ALS

Assisti a um programa da NHK sobre o Social Good Project, contando sobre a luta de Masahiro Fujita, portador do ALS - Amyotrophic Lateral Sclerosis - ou ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica -, e gostaria muito de compartilhar o programa na íntegra.
Infelizmente esses programas não são postados em vídeo nas redes sociais, para que todos possam tomar conhecimento. Reuni alguns links nesta postagem, para mostrar um pouco da emocionante história de um dos muitos guerreiros que lutam contra a doença.

Quando o desafio do balde de gelo apareceu nas redes sociais em 2014, muitos não entenderam do que se tratava. A corrente que apareceu nas redes sociais, em pleno inverno japonês, por uma grande causa, inicialmente era repassada sem muita informação, gerando algumas reclamações. Logo em seguida, as mídias passaram a explicar a corrente, bem como da boa causa que se tratava.
O desafio surgiu através do jogador Peter Frates quando soube que era portador da doença ALS, conhecida com a doença de Lou Gehrig, ou ELA, uma doença neurodegenerativa rara e fatal. 

Muitos famosos, empresários, músicos, atores, estudiosos, cientistas, esportistas, políticos, foram vítimas da doença e hoje surgem, inclusive em mulheres, embora digam que seja mais comum em homens
A causa da morte de Mao Ysé Tung foi citada como desconhecida e, mais tarde, reconhecida como vítima da doença, em 1976. O jogador brasileiro Washington, que faleceu há quase um ano, foi vítima do ELA.
O diagnóstico inicial é difícil, porém se for rápida, é possível amenizar as consequências.
Encontrei na net, uma grande explicação, em português, sobre ELAClique também nos links à direita da matéria, que contém explicações sobre a história, causas e sintomas, apoio e diversas respostas esclarecedoras. 

Social Good Project é o mais novo projeto da NHK, em apoio ao fim do ALS.
No programa, a emissora mostrou o publicitário Masahiro Fujita, conhecido como Hiro, portador do ALS.
Hiro Fujita nasceu em 30 de novembro de 1979, em Tóquio. Hiro acompanhou seu pai quando expatriado e morou nos EUA (Nova Jersey), na Suíça (Zurique) e no Reino Unido (Londres). De volta ao Japão, estudou em escolas japonesa e americana, formando-se em uma universidade no Havai. Foi atleta, e como ele diz era estrela no futebol. Publicitário, é diretor de planejamento da McCann Erickson Japan, fazendo uma brilhante carreira. Diagnosticado com ALS em 2010, continua a trabalhar, comparecendo uma vez por semana na agência e, nos demais dias, realiza os trabalhos em casa.

Hiro perdeu a maior parte de seus movimentos, sendo assistido por enfermeiros.
Perdeu a função motora, a voz, porta traqueotomia, alimenta-se por sonda, mas jamais perdeu a vontade de se comunicar, lutar pela sua própria doença e pelo fim dela. 
Hiro se comunica pelos olhos, através do software de rastreamento ocular, que digita no computador e que lhe permitiu, inclusive, escrever o livro “99% THANK YOU. Things Even ALS Can't Take Away.”

No vídeo, Hiro participando de uma palestra sobre ALS, dublada pelo seu chefe Dave McCaughan. 


Hiro é um exemplo de coragem, sua única tristeza são as dificuldades que enfrenta para sobreviver.
Através do seu Blog continua espalhando suas mensagens sobre a doença.

Hiro criou o projeto END ALS onde compartilha sua luta, cujos objetivos são: ajudar a encontrar a cura, conscientizar e dar suporte aos pacientes que sofrem com a doença. 
END ALS busca recursos para apoiar estudos e pesquisas para a cura da doença. 
Para saber mais, clique no site >>> END ALS, onde também poderão fazer doações.
As despesas dos portadores de ELA são enormes e crescentes. Em estágio elevado, é preciso ajuda de profissionais de enfermagem durante 24 horas. 

A luta de Hiro e de muitos portadores também estão postados no YouTube, através dos canais de Hiro Fujita e do Projeto END ALS.

Hiro Fujita recebe apoio no Facebook, através da fanpage da agência onde trabalha, McCann Erickson Japan.
Esta é a fanpage do Projeto >>> END ALS.

Este é o link do Projeto da NHK, Social Good Project que contém alguns vídeos com pequenas passagens da emocionante reportagem sobre Hiro Fujita. Não deixe de assistir ao último vídeo, a música é uma homenagem a Hiro: "Happy Birthday To Me",  "Happī bāsudē To Me".


Hiro sempre se considerou uma pessoa abençoada até o ALS. Hoje, todos os seus valores mudaram.
Tem um sonho, ou vários: ficar curado, se aposentar no Havai e salvar o mundo.

Happy Birthday, Hiro, for many years! 
Que todos os desejos sejam realizados e encontrem a cura para o ALS ou ELA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!