O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Esta é pra quem gosta de cerveja: Oktoberfest!

Interessa?
Pois bem, Japão tem festivais das famosas loiras geladas, inclusive artesanais!
Quem é que não curte um happy-hour pra relaxar, depois de um dia estressante?
Seja no bar, em casa, em qualquer lugar.

Na década de 70, as famosas "Festa do Chopp" eram comuns no Brasil. Bons tempos em que se comprava o caneco, que era o ingresso, e se tomava chopp à vontade. Geralmente o evento vinha acompanhado de show.
Quando realizado em clubes sociais, ainda havia o baile, ao som de bandas famosas.
Ainda assim, algumas regiões mantiveram a tradição, um pouco diferente.

Inspirada na maior festa da cerveja do mundo, no Brasil a primeira festa Oktoberfest - que ao pé-da-letra seria Festa de Outubro - foi realizada em Blumenau em outubro de 1984.
Muitos países aderiram, realizando o Oktoberfest.
O nome Oktoberfest já está ligado a qualquer festa da cerveja, independente da época ou mês.

Japão também realiza diversos festivais de cervejas como o Belgian Beer, Craft Beer, Beer Fes, tem inclusive artesanais e os Oktoberfest no verão (junho a setembro) - a maioria nos meses de julho e agosto, no fervor da estação.

Baseado no maior festival realizado em Munique há mais de 200 anos, com duração de 16 dias, que não vende apenas cerveja; há estandes com doces, salgados, lembrancinhas, embora a maioria prestigie pela cerveja. Para mais movimentar a venda da cerveja, inúmeras atrações ocorrem por lá, com entretenimentos não só para adultos, mas também para crianças.
Oktoberfest no Japão conta com diversos tipos das autênticas cervejas alemãs e comidas típicas como salsichas, chucrute, Eisbein, entre outras, e as atrações incluem músicas com orquestra alemã. 
O festival acontece em Tokyo (Odaiba e Hibiya), Yokohama, Nara, Sendai, Sapporo, Hitachi, Osaka e em muitas outras cidades turísticas.
Em Nagoya, o primeiro Oktoberfest foi realizado no verão de 2011.
A vantagem desse festival é o sistema ecológico - e também para o nosso bolso - para evitar danos e descartes, você adquire um copo, que pode ser diferente em cada barraca,  lavando e reutilizando, comprando somente o líquido e, no fim, pode devolvê-lo recebendo o dinheiro de volta. 
E o melhor da festa é a animação dos japoneses. Verão é tempo de descontração e cervejas tendem a animar mais o público.
É quando os japoneses se soltam, acompanhando e dançando com as atrações alemãs.
No estilo "trenzinho", dançam pelos corredores e ficam mais animados com a música "Dança do Passarinho", ou Ententanz, originalmente alemã, mas que muitos pensam que seja brasileira, devido ao programa do apresentador Gugu.


Werner Thomas, acordeonista suíço germânico é o compositor do "Ententanz" que significa "Dança dos Patos" - música conhecida por todos nós como "Dança dos Passarinhos" - veja a versão original alemã, no vídeo abaixo:


Em Nagoya, o Oktoberfest tem início sempre no primeiro fim de semana de julho com duração de 16 dias, realizado no Hisaya Odori Koen.


Quer saber mais sobre o Japão?
Curta a fanpage. Inscreva-se também no Canal do YouTube. Estamos também no Twitter e no Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde doar roupas usadas no Japão

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

A arte contada em arte, por Lucille Kanzawa

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Guarda-chuvas da amizade, o empréstimo gratuito de guarda-chuvas no Japão

Ilha de Takeshima, em Gamagori, Aichi