O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Happy Valentine's Day, Feliz Dia de São Valentim!

Hoje é o dia para demonstrar amor e amizade entre os namorados (eternos também!) e entre amigos, pelas mulheres, presenteando-os com chocolates, no Japão.
Esta postagem é uma reblogagem do post do ano passado.
14 de fevereiro é comemorado o Valentine's Day [Barentain Day] no Japão.
Data similar ao Dia dos Namorados no Brasil, que é comemorado em 12 de junho, desde 1949.
Muitos países da Europa, como a Itália, França, Dinamarca e Reino Unido, os Estados Unidos e Canadá também adotam a data de 14 de fevereiro para comemorar o Dia dos Namorados chamado de Valentine's Day.
No Japão existem dois Dia dos Namorados: em 14 de fevereiro, Valentine's Day, ocasião em que as mulheres presenteiam os homens com chocolates escuros e, um mês depois, no dia 14 de março, os homens presenteiam as mulheres com chocolate branco, por isso, tem o nome de White Day.
A curiosidade é que trata-se também de um dia de agradecimento, em que as mulheres presenteiam os amigos e colegas de trabalho.
Tanto a data do Dia dos Namorados como o Valentine's Day tem associações a santos.
O dia dos namorados no Brasil é realizado na véspera do dia de Santo Antônio, que é considerado um santo casamenteiro.


Já o Valentine's Day tem origem em São Valentim.
O bispo Valentim era contrário às ordens do Imperador Claudio II, que proibiu o casamento durante as guerras, acreditando que solteiros eram melhores combatentes. Valentim continuou celebrando casamentos e ainda casou-se secretamente. Descoberto, Valentim foi preso e condenado á morte. A data de seu falecimento, 14 de fevereiro foi marcada como dia de São Valentim, pelo Papa Celsius,em 1946.
No Brasil, flores e bombons são os presentes mais populares no Dia dos Namorados.
Nos Estados Unidos, cartões são mais populares, seguidos por flores e chocolates.
Na tradição japonesa, o presente mais popular é o chocolate.
Alguns não comemoram alegando ser uma data meramente comercial e sem valor cultural, uma vez que ela foi introduzida por uma fábrica de chocolates em 1936, através de uma idéia importada dos Estados Unidos.
O White Day foi criado em 1980.
As mulheres japonesas são incentivadas a expressar o amor aos homens, dando chocolate e outros presentes,como gravatas ou roupas.
Existem maneiras de presentear namorados e amigos, através dos tipos de chocolate:

Honmei Choco – chocolate para presentear por quem esteja apaixonada. Se ainda não estão juntos, é um meio de declarar o seu amor à pessoa.
Giri Choco é o chocolate de costume social, para demonstrar amizade ou gratidão. Giri é um conceito único japonês. Presenteiam-se amigos, conhecidos, colegas de trabalho, clientes, como uma forma de gratidão.
Tomo Choco, derivado de tomodachi, que quer dizer amigo, é o chocolate que representa a amizade. Como, neste dia, são as mulheres que presenteiam, servem para presentear as amigas, como demonstração de amizade.
Family Choco, como o próprio nome diz, é o chocolate familiar. Presenteiam-se marido e filhos.
O "gyaku-choco (chocolate reverso)" é um novo costume introduzido recentemente no Japão , que significa chocolates dados por homens e mulheres no Dia dos Namorados.
Nas escolas, a tradição é bem interessante. Este é o dia em que as meninas aproveitam para demonstrar sua intenção ou que tem uma "queda" por alguém, confessando seus sentimentos através do Honmei-chocolate. E é neste dia que os garotos conhecerão a sua popularidade. Dizem que alguns rapazes trazem sacos de chocolates para casa, enquanto outros meninos retornam infelizes, sem nenhum ...

Mercearias, lojas de departamento e lojas de conveniência vendem diferentes tipos diferentes de chocolates nacionais e importados. Mais da metade do chocolate vendido em um ano é no Dia dos Namorados,no Japão. As mulheres compram chocolates para seus colegas de trabalho, patrões, amigos e familiares do sexo masculino.
Já no White Day, comemorado em 14 de março, os homens retribuem os presentes recebidos no Valentine's Day às mulheres.
Os presentes podem ser chocolates ou até acompanhado com uma lingerie.
Para tornar uma divertida brincadeira, alguns homens presenteiam com lingerie.
Na cultura japonesa, esta troca de presentes no Valentine's Day e White Day suaviza as relações entre colegas e amigos, dando uma pausa divertida e relaxante ao trabalho
Tanto o Valentine's Day como o White Day foram introduzidos como ferramenta de marketing para empresas de chocolate no Japão.

"A medida do amor é amar sem medida."
(Santo Agostinho)

Mais novidades sobre o Japão, curta a >>> fanpage.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!