O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Tudo passa!

Poesias, pensamentos, frases, contos, fábulas, parábolas e afins são leituras que curto muito. Eu havia prometido ao Carlo, colega blogueiro, num momento meio pra baixo em que ele se encontrava, que ia postar a mensagem do sábio chinês. Na pesquisa, não encontrei a parábola da maneira que tinha lido pela primeira vez, há uns 15 anos atrás.
(Nem conto! A parábola não encontrei, mas achei um clone do Carlo...)

Descobri que a parábola tem duas versões, uma otimista e outra realista (muito válida para possíveis crise, acho que não preciso explicar porque).

A primeira, otimista, foi a que eu ouvi e tem minha preferência.

Conta-se que uma determinada pessoa encontrava-se em uma situação bastante difícil, tanto financeira, quanto profissional e não via soluções para os seus problemas.
Resolveu então aconselhar-se com um sábio chinês.
Consultou o sábio, que disse apenas:
- Isto vai passar!
Alguns dias depois, realmente conseguiu soluções para os problemas. Foi então, agradecer ao sábio. O sábio, como estava de partida, entregou-lhe uma caixinha e pediu para que abrisse apenas em momento de grande dificuldade. E repetiu: - "Apenas em grande dificuldade." E o sábio partiu.
Meses depois, estava ele em dificuldades novamente. Pensou como solucionar, pois seus problemas eram maiores que antes. Lembrou-se então da caixinha que o sábio lhe entregara.
Tomou a caixa em suas mãos, refletiu, mas não abriu. Pensou: "Isto vai passar!"
Realmente passou.
Mais tarde, anos depois, estava ele novamente em dificuldades. Problemas tão grandes que caminhava para um estado de depressão. Não suportando tamanha dificuldade e pressão, lembrou-se da caixa. Não havendo outra alternativa, abriu a caixa.
Dentro da caixa, apenas um bilhete: "ISSO TAMBÉM VAI PASSAR!"


A segunda é esta, postada em várias páginas da net:

Um sábio chinês presenteou o imperador com um livro que tinha apenas 2 páginas.
Entregando, o sábio explicou: -No momento mais triste de sua vida, senhor imperador, leia a primeira página e feche o livro. E no momento mais feliz, leia a segunda. O presente terá atingido o teu objetivo.
Tempos depois, o azar abateu sobre o império. Uma peste matou parte da população, uma praga destruiu a lavoura, bárbaros invadiram as terras saqueando o que sobrava. Desesperado o imperador lembrou do livro. Na primeira página somente uma frase curta: "Isso vai passar." Incansável e laborioso, ele convocou seus conselheiros e pediu o apoio de seu povo para expulsar os invasores, debelar a peste e recuperar a lavoura.
Mais tarde, sua única filha casou-se com o filho de um imperador vizinho e os 2 impérios se uniram num único e imenso império. Muito feliz, o imperador lembrou do livro que ganhou e foi à segunda página.
Na segunda página. apenas outra frase curta: "ISSO TAMBÉM VAI PASSAR"


P/S.:Não encontrei nenhuma imagem de sábio que me agradasse para postar aqui. Foi pesquisando que encontrei a foto do clone do Carlo.
Vai então um clipe de um dos nossos ícones da música:



Comentários

Leh ou Helena disse…
... e que não desperdicemos os bons momentos. Valeu!
Carlo disse…
Realmente a parábola do otimista fez sentido para mim agora. Arrumei um trampo e as coisas aqui parecem encaminhar para melhor. O livro "Como evitar preocupações e começar a viver" também me ajudou bastante. Sou por natureza um sujeito muito realista e isto por vezes me acaba por levar a ter certos pensamentos pessimistas. Mas com certeza é mais gratificante acreditar num futuro sempre melhor, aê as coisa podem até melhorar...
Obrigado por compartilhar esta bela parábola.
Felicidades...
[]'s

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!