O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Síndrome do Regresso

Atrasada nas postagens, estou fazendo uma sequência de assuntos. Venho, passo a passo, descrevendo como tudo começou, desde a ida de nossos antepassados ao Brasil até o caminho de volta.

Vou saltar alguns assuntos, e depois retornarei, para continuar a cronologia nos marcadores. Este é um assunto que gostaria muito de abordar: saúde.

Entre tantas doenças que o dekassegui adquire, não obstante as gripes e outros males da Ásia e a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que ainda vou comentar, um outro distúrbio está tomando conta dos dekasseguis que retornam ao Brasil, porém não muito aceito pelo paciente: a Síndrome do Regresso.

Batizada com este nome pelo psicólogo Décio Nakagawa, o dekassegui apresenta sintoma de depressão, isola-se, tem medo de sair, de pessoas diferentes, inapetência que causa definhamento físico, além de tonturas, náuseas, dor de cabeça. Geralmente se recusa a fazer terapia.

Choque cultural, aumento da sensibilidade às diferenças, comparação a todo momento da realidade dos dois países, distanciamento afetivo, dificuldade após o retorno e o sentimento de derrota são as principais causas dessa doença e o suporte da família é muito importante.

Mas isso não afeta só os adultos, as crianças também sofrem , principalmente aquelas que só estudaram em escolas japonesas e por isso, além de conhecer pouco o idioma portugues, desconhece as matérias do ensino brasileiro, e por este motivo os sintomas são mais acentuados.Muitas vezes, essas crianças querem retornar às suas casas no Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!