O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Ohatsu e Tokubei, o casal "Romeu e Julieta" do Japão

A história do casal considerado o "Romeu e Julieta" do Japão, aconteceu em Osaka.
Uma história real que ocorreu no século XVIII na floresta Tenjin, em Sonezaki, que ficou famosa dramatizada por Monzaemon Chikamatsu.
Monzaemon Chikamatsu era descendente de samurais, mas preferiu dedicar-se às artes cênicas. Foi um célebre escritor de shows de fantoches japoneses, bunraku. Viveu na fase em que bunraku e kabuki eram os principais entretenimentos dos japoneses e retratou diversos casos reais que se tornaram obras-primas. Foi o mais importante escritor japonês na formação dos estilos atuais de bunraku e kabuki.

Ohatsu e Tokubei são personagens de "Sonezaki Shinjū"  ou "Duplo suicídio de Sonezaki", chamado também de "Suicidas do Amor de Sonezaki", uma peça bunraku de amor suicida, que data de 1703.
O drama conta a história de um jovem órfão chamado Tokubei - sério e trabalhador, de uma loja de molho de soja de seu tio  - e Ohatsu, uma garota que trabalhava em Tenmaya (bordel). Os dois se apaixonaram e Tokubei prometeu casamento a Ohatsu. 
No entanto, o tio de Tokubei gostaria que ele se casasse com a sobrinha da esposa. Tokubei nunca aceitou. O tio de Tokubei deu uma ótima quantia em dinheiro - um dote - à madastra, em troca de sua aprovação. Porém, Tokubei sempre insistiu que Ohatsu seria a única mulher com quem se casaria. Seu tio nunca o ouviu. Tokubei resolveu visitar a madrasta que o criou. passando por muitos problemas para recuperar o dinheiro dado pelo seu tio. 
No caminho para a loja do tio, onde iria para devolver o dinheiro, Tokubei encontrou seu melhor amigo, Kyuheiji. Kyuheiji implorou a Tokubei para emprestar-lhe o dinheiro, dizendo que estava desesperado, pois iria à falência e que devolveria o mais rápido possível. Tokubei emprestou todo o dinheiro ao amigo, mas nunca foi devolvido. 
Enquanto isso, Ohatsu foi convidada a se casar com um cliente do Tenmaya. 
Algum tempo depois, quando Tokubei e Ohatsu se encontraram no santuário Ikutama, depararam com Kyuheij e algumas pessoas da cidade. Tokubei pediu a Kyuheiji que devolvesse o dinheiro, que negou o recebimento do empréstimo. Além disso, Kyuheiji disse a todos que Tokubei apropriou-se ilegalmente do dinheiro da loja. Toda a cidade acreditava na mentira de Kyuheiji. 
Decepcionado, Tokubei se escondeu no Tenmaya onde Ohatsu trabalhava. Mais tarde, Kyuheiji chegou ao Tenmaya usando o dinheiro que defraudou de Tokubei. Tudo estava acontecendo como Kyuheiji desejava. 
Trabalhando no Tenmaya, Ohatsu não conseguiu escolher com quem ela poderia se casar, pois Tokubei foi acusado de desfalque, o que fez perder a confiança de seu tio e a credibilidade como comerciante. Ohatsu disse, então, a Tokubei que eles deveriam se suicidar e casarem no céu, pois não poderiam fazê-lo em suas vidas atuais. De acordo com a situação e percebendo que Ohatsu estava disposta a dar a vida por ele, Tokubei decidiu suicidar-se. Os dois abandonaram secretamente o Tenmaya e se dirigiram para a floresta de Sonezaki, onde prometeram amor eterno.


O suicídio na vida real aconteceu em Tenjin no Mori - floresta de Tenjin - onde é hoje o santuário denominado Tsuyu no Ten Jinja, popularmente conhecido como Ohatsu Tenjin.

Como na peça de Shakespeare, o amor impossível fim trágico.

Assista ao bunraku, teatro de fantoches japoneses que retrata o caso de amor de Ohatsu e Tokubei, considerado o "Romeu e Julieta" japonês:


Saiba mais sobre cultura e turismo do Japão curtindo a >>> fanpage e inscrevendo-se no Canal >>> YouTube.
Estamos também no Instagram e no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!