Girassóis, símbolo da recuperação das áreas afetadas pela crise nuclear
- "Japão, Boa Noite! Excelente descanso! Vocês já estão vencendo outra vez! Muitos girassóis pra vcs! Carinho pra quem quiser! "
Tweet que recebemos diariamente de uma querida amiga do Twitter: @macelinadu, também blogueira, cujo nome do blog não podia ser outro: Colheita de Girassóis
Talvez mal saiba quão profunda é sua mensagem!
Celina, eu já havia presenteado com este vídeo:
Hoje, o post é dedicado a você!
Era esta a surpresa que havia prometido há dias, via Twitter.
O girassol como o próprio nome sugere, é uma planta de verão. De nome científico Heliantus, o Sunflower, em inglês, é chamado Himawari (ヒマワリ), leia-se "Rimawari", em japonês.
É uma flor de sementes comestíveis, fornece óleo de cozinha, bastante utilizado no Japão, além de uso cosmético, e está sendo usada para realização de pesquisas como biodiesel.
Para nós, sempre foi muito conhecida pela sua beleza.
Mas o que muitos não sabem, é que essas lindas flores tem um grande poder: o de reduzir a contaminação do solo.
Olhaí, Celina, esse é o que você deseja de coração, através da sua mensagem!
O site Strait Times, informou que pesquisadores japoneses, que estudam agronomia, acreditam que os girassóis podem remover césio radioativo do solo contaminado em torno da usina nuclear de Fukushima 1, planejando plantar o maior número possível dessas flores, a exemplo de Chernobyl.
Existe uma pesquisa voluntária para decompor por bactérias, as flores contaminadas após colhidas, pelo grupo "Agência Japonesa de Exploração Espacial", liderada pelo Professor Masamichi Yamashita, da Universidade de Tóquio, mestre em assuntos espaciais, com vários livros publicados. Antes, a idéia inicial era a de incinerar os girassóis colhidos, no entanto, poderiam ser dispersos, através da fumaça. Embora essa forma de decomposição ainda esteja em estudo, o Professor sugere que já se plantem essas sementes.
O grupo conseguiu cerca de 300 quilos de sementes de girassol e também pediu à Tailândia, que é um grande produtor de sementes de girassol, para cooperar no projeto. Eles planejam pedir às escolas secundárias e em áreas próximas da zona de 30 km ao redor da usina.
Outros projetos existem em torno dessa idéia, um deles o Projeto Girassol Fukushima, criado por funcionários públicos e civis da Prefeitura de Fukushima.
O projeto já está sendo colocado em prática em muitas áreas.
A prática não é recente, vem de longa data, desde Chernobyl. Os girassóis plantados fora da usina de Chernobyl reduziu a contaminação em 85%, após o desastre em 1986, na Ucrânia, segundo o site Nuclear Age Peace Foundation
Todos os projetos lutam para adesão ao plantio do maior número possível de girassóis. Além do símbolo de esperança e reconstrução, essas lindas flores não vão apenas beneficiar o solo, mas também melhorar a economia, atraindo turistas nos campos de girassol.
Para terminar o post, ofereço esta música "Himawari" ou Girassol!
O girassol se volta para onde o sol estiver. Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem. Nós temos de ser assim, aprender a realçar o que de bom recebemos. Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos. Temos de treinar para sermos girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza.
Post maravilhoso! E não é porque foi oferecido a mim, é porque você mostrou que o girassol, além de ser beleza, inspirador de grandes poetas, músicos, pintores; além de significar alegria, felicidade encontrada nas coisas simples, energia na vida; pode ser o grande e verdeiro amigo do homem. O girassol pode reparar, consertar uma parte dos erros que o homem comete, prejudicando a terra e os homens. Que os pesquisadores, técnicos e demais envolvidos no projeto girassol tenham sabedoria para alcançar o sucesso.
Leh, você me emocionou, me fez chorar com esse trabalho de beleza na arte e na informação.Não tenho como retribuir demonstração de carinho tão grande. Mas tenha a certeza que o carinho, o afeto são recíprocos. Que Deus a abençoe sempre! E que seus dias sejam coloridos de girassóis!
No dia em que enviei o tt que vc transcreve, enviei consciente do que pode representar o girassol para a recuperação do solo japonês. Pela segunda vez havia lido textos sobre o projeto girassol. Textos recebidos do Alexandre Mauj e da Suriemu.
O último texto do seu post é tradução da letra da música ou é um texto seu? É lindo!!! Você foi o girassol que transformou 140 caracteres em um imenso trabalho de reflexão.
Obrigada Leh! Fica bem! Fica com Deus. Campos e campos de girassóis pra vc e para esse Japão e seu povo que nós amamos.
Oiii Amiga uma importante e belíssima postagem,a importância do girassol em reduzir a contaminação do solo e a mensagem deixada por você muito linda! Bjsss!
Toda vez que organizamos armários e gavetas, encontramos muitas roupas seminovas, sem uso, e até das que não se lembrava mais. Roupas de crianças, em perfeito estado, que não servem mais, peças novas, semi novas, de pouco uso. O que fazer com elas?
No Japão, deparamos com este problema: a quem doar. Existem lojas que compram calçados, vestuário e acessórios usados, mas nem sempre tem interesse nas peças, além do baixo preço oferecido. Doar dá uma sensação muito melhor do que vender a preço baixo.
O Japão é um país que recicla há muitos anos e leva muito a sério. Em cidades como Nagoya, basta colocar as roupas em sacos brancos. As roupas serão recicladas para diversos usos, como panos de limpeza ou enviadas aos países pobres. Campanhas ou grupos de ajuda solicitando roupas usadas aparecem vez ou outra em redes sociais. Algumas instituições religiosas, igrejas católicas, evangélicas, espíritas, aceitam para repassar aos necessitados. A preferência tem sido para roupas de inverno, masculina…
Está chegando a primavera. É quando as belas e parecidas flores rosas começam a desabrochar, uma atrás da outra, a primeira em fevereiro, a segunda em março e, no final de março até abril, as cerejeiras. Lembrando que o clima pode interferir nas previsões, antecipando ou atrasando a florescência.
Também começam as confusões com a identificação ou com o nome das flores, pelas cores e algumas semelhanças.
Saiba como identificar essas 3 belas flores, ligeiramente parecidas:
- Ameixeira - Ume 梅
A primeira a florescer é a ameixeira. Particularmente, dessas 3 flores, gosto mais da ameixeira.
O período de florescência previsto das ameixeiras é o mês de fevereiro.
Ameixeiras não tem caule e as flores brotam diretamente dos ramos. Cada junta no botão tem apenas uma flor e é relativamente espaçoso. As pétalas são arredondadas.
- Pessegueiro - Momo 桃 A previsão de florescimento é março, como todas as flores. As árvores do pessegueiro são mais baixas, geralmente apresentam este formato. As flores cr…
Ouvia muitas lendas na infância e o gosto por este tipo de leitura até hoje me encanta.
"A tecelã de nuvens" é uma das mais bonitas lendas japonesas e - embora muitos conheçam - compartilho aos que ainda não tiveram essa oportunidade.
A tecelã de nuvens
Há muito tempo atrás, na terra do sol nascente, um jovem agricultor, chamado Sei, estava preparando suas terras para o plantio.
Sozinho no mundo e muito triste, pois a mãe, que era tecelã, havia falecido recentemente e não havia ninguém para ajudá-lo nessa tarefa.
Eis que estava ele semeando e, de repente, viu uma cobra rastejando no chão. Sei percebeu que a cobra deslizou firmemente em direção a uma moita de crisântemos, onde havia uma aranha suspensa por um fio de seda da teia. A aranha fez Sei lembrar da mãe - pequena e indefesa - e imediatamente levou a cobra para bem longe com seu ancinho.
A aranha, surpresa com a bondade de Sei, olhou para ele. Sei nunca percebeu, pois além da aranha ser pequena, ele havia retornado ao t…
Se você pensa que só o Brasil usa as garrafas pet através de alguma lenda, está enganado.
Isso acontece em vários países de primeiro mundo, inclusive no Japão.
Este assunto é mais uma das postagens que estava em rascunho por alguns anos, desde que passei por estas casas e descobri pra que serviam essas garrafas.
O tempo passou, o assunto acabou esquecido, até que postei sobre esses baldes de água dispostos em alguns bairros de algumas cidades, muito visto em Arashiyama, em Kyoto, inclusive nos jardins do Heian Jinja.
Esses baldes com água, escritos 消火用, ou Shōka-yō, balde para combate a incêndios, são utilizados para auxiliar em princípios ou focos iniciais de incêndios, para que não se propaguem.
A colocação dos baldes depende de cada associação de bairro, não sendo, portanto, obrigatória, e visto em pouquíssimas cidades.
Na minha opinião - esclarecendo bem que é apenas uma opinião, não consultei ninguém do Corpo de Bombeiros - servem para atender aos nossos instintos iniciais quand…
Apesar de, inicialmente, milhares de pessoas assinassem contra a construção, devido à questão ambiental, o parque temático de dinossauros, Dino Adventure Nagoya, foi inaugurado em julho do ano passado (2016), junto ao Odaka Ryokuchi, localizado em Sakyoyama, Nagoya. A resposta dada, quanto à questão ambiental, é que fora previamente analisada, sem causar danos ou prejuízo. Dino Adventure é um parque temático que contém 18 réplicas de dinossauros, com sons e movimentos para aguçar ainda mais a curiosidade. O som é obtido a partir de um sensor, indicado na foto acima. Muitas réplicas são enormemente assustadoras, como se pode perceber nas fotos acima e abaixo.
Esses abaixo parecem sorrir... Em Gujo, Gifu, já existe um parque semelhante, porém os visitantes circulam de carrinho, um percurso que dura 20 minutos. Em Nagoya, o trajeto é feito a pé. Após adentrar a rota, que é mão única, não pode ser retornada. Portanto, aproveite bem o tempo, aprecie, fotografe ou filme tudo que tiver direito. M…
Já havia comentado superficialmente sobre yakudoshi - idades consideradas de má sorte pelos japoneses, segundo uma crença - nesta >>> postagem e não havia feito uma exclusiva sobre o assunto, até porque existem toneladas de informações pela net. No entanto, a pedido de um amigo da fanpage, puxei um antigo rascunho do fundo da gaveta. Yakudoshi se refere às idades perigosas, antiga crença com origem no período Heian. Uma superstição baseada em trocadilhos, fundamentados na pronúncia dos números com significados ruins. Nos tempos antigos, outras idades eram incluídas como desfavoráveis. Yaku, se traduz como infortúnio ou má sorte e, doshi, consoante alterada devido à junção da palavra toshi, que significa ano. Se procurarmos pela tradução da palavra Yakudoshi no Google, aparece a palavra climatério. Embora não haja muita informação, encontrei este significado para o climatério masculino: "homem no intervalo dos 40 aos 41 anos". A explicação do Dr.Drauzio Varella para o c…
Além-mares... pelos ares ... até um kibutz fez parte de sua vida.
Foto de Lucille Kanzawa(Comunidade Yuba) - Reprodução Proibida Vivendo a arte! Descobrindo a arte! E redescobrindo... Créditos da foto: Biblioteca de Mirandópolis, via Google Imagens Neta de japoneses, seus avós paternos eram de Nagano e os maternos de Fukushima, no Japão. Paulista de Mirandópolis, Lucille Kanzawa teve a vida centrada nos ensinamentos de seu pai, Dr. Yoshito Kanzawa, que nasceu em Alianças, zona rural do município. O pai e a mãe, Miye, são nisseis. Espírito aventureiro, iluminada pelo dom da arte e holofotes, enorme sede de sabedoria... Buscou e encontrou... aprendeu... conheceu! Uniu o que buscou, aprendeu e conheceu ao seu dom e às artes, à riqueza de suas origens.
Os pais de Yoshito Kanzawa chegaram ao Brasil na década de 1920. Formou-se em Medicina pela UFRJ e fez residência médica nos EUA durante 4 anos. Casou-se com Miye Anze e teve os filhos Linus, Lucille e Lucas. Ocupou vários cargos importantes e teve pa…
Toda cultura tem um pouco de superstição.
Números tem considerável importância, tendo os da sorte e do azar.
No Japão, os números 4 (pronunciado "shi") e 9 (pronunciado "ku") são considerados de azar, por causa da pronúncia. "Shi" significa, também, morte e "ku", agonia ou tortura.
7 é um número auspicioso em quase todos os países do mundo, não sendo exceção no Japão. Este número é incluído em vários termos, por exemplo: 7 maravilhas do mundo, 7 pecados mortais, 7 virtudes, 7 mares, 7 dias da semana, 7 cores, 7 anões, etc...
Budistas acreditam em 7 reencarnações.
Japoneses comemoram o sétimo dia após o nascimento de um bebê e, assim, como os cristãos realizam culto uma semana após a morte e, novamente, depois de 7 semanas.
Não descobri a razão, mas não é de estranhar porque há 7 deuses da sorte. Shichifukujin (七 福神) significa "Sete Deuses da Sorte", fazem parte da cultura, do folclore japonês e do xintoísmo. Shichi (sete) Fuku (sorte) j…
Também chamados de "guarda-chuvas da fraternidade" e até "guarda-chuvas do amor", entre outros nomes, é uma prática comum em estações de trens e, às vezes, em ônibus e algumas lojas do Japão. Embora seja muito fácil adquirir guarda-chuvas, pois estão à venda em lojas de conveniência, lojas de 100円 e, ainda, em alguns locais em máquinas de vendas automáticas, com preços bem acessíveis, os guarda-chuvas da amizade ou da fraternidade é um empréstimo gratuito de sombrinhas ou guarda-chuvas. Uma forma de ajudar, caso uma chuva repentina peguem usuários desprevenidos e, também, para que as pessoas não se apoderem de guarda-chuvas de terceiros, abandonando em qualquer lugar. Em algumas cidades, existe o sistema de empréstimo gratuito em ônibus; utilizando-se de guarda-chuvas esquecidos depois de um longo prazo ou alguns anos.
Nem todos os porta guarda-chuvas são disponíveis para empréstimo, portanto verifique sempre se é o serviço gratuito de empréstimo, uma vez que porta-gu…
Dando continuidade à postagem <<< clique no link, se não leu sobre Kongoji e a Colina dos Amantes, o assunto é a ilha de Takeshima, em Gamagori, província de Aichi. A ilha de Takeshima é símbolo de Gamagori, situada na baía de Mikawa. Tesouro nacional japonês, a ilha tem área de 19.000 m2, com 620 metros de circunferência. Quase uma floresta, completamente arborizada, tem nada menos que 238 espécies de plantas identificadas.
Através de um grande parque, o continente está ligado à ilha, pelo Takeshima-bashi ou Takeshima Bridge, que tem 387 metros de extensão. Dizem que Takeshima-bashi é a ponte que leva ao casamento.
Por isso, recomendam que casais caminhem ao longo da ponte de mãos dadas. A adoração no santuário antigo, localizado no topo da ilha, proporciona sorte no casamento e no parto. Um torii, portal xintoísta - o único sobre uma ponte no Japão. A ilha é pequena e muito relaxante, onde se pode apreciar a natureza. Além da relaxante atmosfera, é bastante inspiradora.
Da ilha s…
Comentários
Post maravilhoso! E não é porque foi oferecido a mim, é porque você mostrou que o girassol, além de ser beleza, inspirador de grandes poetas, músicos, pintores; além de significar alegria, felicidade encontrada nas coisas simples, energia na vida; pode ser o grande e verdeiro amigo do homem. O girassol pode reparar, consertar uma parte dos erros que o homem comete, prejudicando a terra e os homens. Que os pesquisadores, técnicos e demais envolvidos no projeto girassol tenham sabedoria para alcançar o sucesso.
Leh, você me emocionou, me fez chorar com esse trabalho de beleza na arte e na informação.Não tenho como retribuir demonstração de carinho tão grande. Mas tenha a certeza que o carinho, o afeto são recíprocos. Que Deus a abençoe sempre! E que seus dias sejam coloridos de girassóis!
No dia em que enviei o tt que vc transcreve, enviei consciente do que pode representar o girassol para a recuperação do solo japonês. Pela segunda vez havia lido textos sobre o projeto girassol. Textos recebidos do Alexandre Mauj e da Suriemu.
O último texto do seu post é tradução da letra da música ou é um texto seu? É lindo!!! Você foi o girassol que transformou 140 caracteres em um imenso trabalho de reflexão.
Obrigada Leh! Fica bem! Fica com Deus. Campos e campos de girassóis pra vc e para esse Japão e seu povo que nós amamos.
Um grande abraço e beijos.
vc, Celina, são os bons girassóis que encontramos na net e na vida real.
maravilhoso!
bom fim de semana, Leh
Abraços.
abraçao
Bjsss!