O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Uma história de Sincronicidade

"Há três anos, o mundo todo ficou estarrecido com a tragédia que se abateu sobre o Japão. A força desse fenômeno da natureza que ceifou tantas vidas, ganhou porém, logo em seguida, um adversário à altura – a solidariedade. De todas as partes do mundo uma grande corrente uniu desde as grandes iniciativas das nações até as mais simples palavras de conforto e orações de pessoas comuns. E quando o amor e a solidariedade se sobrepõe aos demais sentimentos e vontades, nada no mundo é mais forte.
Movidos por essa energia indescritível, naquele momento, nós da equipe Televisual Filmes – uma produtora de vídeo no Brasil, resolvemos nos unir para prestar nossa solidariedade ao povo japonês. Sabemos por experiência própria, o quanto esse gesto é importante. Nossa cidade e sede de nossa empresa – Petrópolis, localizada na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, é constantemente vitimada pela tragédia das chuvas de verão. Nada comparado ao que aconteceu no Japão, mas que, apesar de previsível, causa tantas vítimas e tantos prejuízos, simplesmente pelo componente mais destruidor e mortal que existe – o homem. O homem que não respeita a natureza, que permite a ocupação desordenada de encostas e leitos dos rios, que no poder se omite de prover soluções e se aproveita para tirar proveito pessoal e político dos que sofrem, que não respeita e nem faz bom uso dos recursos públicos para aplacar a dor e prover soluções definitivas.
Como jornalista, já acompanhei para grandes jornais e televisões recorrentes tragédias em Petrópolis. E lembro de diversos momentos onde a solidariedade também veio de várias partes do Brasil e do Mundo. E repetidas vezes, esse gesto tão nobre veio do povo japonês. Seja em palavras e também em ações práticas, doando o que era preciso e colaborando com seu vasto conhecimento em prevenção de desastres.
É importante lembrar que o título desse texto fala em “Sincronicidade”, conceito que se tornou célebre pelo pensamento do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, que definiu assim acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Pois bem. A sincronicidade entre Brasil e Japão – tão lembrada pelo apreço dos japoneses pela cultura brasileira e vice-versa, pode se dizer que tem sua origem em Petrópolis. Aqui, em 1897, teve sede a primeira Legação Japonesa no Brasil. Nessa casa diplomática, foram dados os primeiros passos para que, onze anos mais tarde, tivesse início a imigração japonesa para o Brasil.
A sincronicidade explica também a bela história que passamos a viver, desde que nós da Televisual resolvemos prestar nossa solidariedade ao povo japonês. Não vou aqui repeti-la, mas vocês que acompanham esse blog foram alguns dos primeiros a dela tomarem conhecimento. Em resumo, ela nos deu vários amigos, começando pelo brilhante e sensível compositor Sylvain Guinet. Depois, pela autora do blog - que com grande esforço e carinho produz vídeos e tantos outros conteúdos sobre o Japão, e que, por conta do alcance de suas postagens sobre a tragédia e sua motivação de ajudar como podia, por certo, nos levou até ela. E por tudo isso, chegando aos milhares de amigos de todo o planeta que de alguma forma contribuíram conosco para divulgar nossa mensagem. Para não pecar pelo esquecimento, faço apenas uma especial menção aos milhares de amigos que ganhamos no Japão. Nem a barreira do idioma os impedem de, desde então, a cada ano, mandarem suas lindas mensagens de agradecimento.
Assim, nesse dia que tantas recordações tristes podem tomar conta de nós, queremos com nossa história dizer que o verdadeiro significado de nossos gestos de amor e solidariedade, são a mais indiscutível e transformadora força com que podemos contar para, não só superar as adversidades, mas principalmente para sermos felizes a partir da semente de felicidade mais duradoura: a que se origina no ato de fazer feliz o nosso próximo.
Um fraternal abraço de toda a equipe da Televisual. 
Heber Lobato Jr.
Jornalista e diretor da Televisual 
(Exclusivo para o blog Vidas em Voltas)"

O amigo Heber da Televisual Films fez muitos amigos japoneses no Japão, através da homenagem que fez no vídeo abaixo e que citei nesta postagem <<< clique para ler.

Veja a homenagem que fez em conjunto com o compositor francês Sylvain Guinet:


Repercussão do vídeo na Globo Internacional Japão:


Notas sobre as homenagens no Site <<< (clique para ler) da Televisual e sobre a repercussão na Globo Internacional Japão

Outros contatos com a Televisual Films, basta clicar nos links abaixo:
Twitter
YouTube

Comentários

Heber Lobato Jr./Sylvain Guinet e equipe Televisual Filmes ...
Muitíssimo agradecido pela oportunidade.
Ver,ouvir, sentir.
Sublime homenagem !
A sincronicidade e nosotros
Parabéns !
Aplausos a todos !!
Barros Freire

Unknown disse…
Olá, Helena!

Nós da Televisual Filmes agradecemos mais essa oportunidade e expressamos toda nossa felicidade em conhecer seu trabalho aqui no blog e compartilhar da sua amizade.
Que alegria também ver aqui o lindo comentário do Barros Freire - um valoroso documentarista da cultura brasileira, amigo especial e, é claro, o nosso eterno Araken - o Show Man!

Um fraternal abraço!
Equipe Televisual

Postagens mais visitadas deste blog

Onde doar roupas usadas no Japão

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

A arte contada em arte, por Lucille Kanzawa

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Guarda-chuvas da amizade, o empréstimo gratuito de guarda-chuvas no Japão

Ilha de Takeshima, em Gamagori, Aichi

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos