O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

As lições que o Brasil não aprendeu, de Fernando Mitre

Hoje meu dia começou assim... imagem linda de neve, não aquelas gotinhas que logo derretem.



Apesar do frio intenso e de tantos outros desastres que o Japão está sujeito, não ficamos preocupados.

O frio é amenizado por todos os tipos de aquecedores disponíveis no mercado, acessíveis e dispostos em todos os lugares, nos trens e nos carros. As roupas também. Frio só mesmo da porta de sua casa até o carro, estação...

Sabemos que ocorrem terremotos várias vezes ao dia - até já nos acostumamos com pequenos tremores - mas somos instruídos sempre e os mercados colocam kits de sobrevivência à venda. Isso se chama prevenção!

Quando ocorre um terremoto, imediatamente as emissoras de TV - todas - emitem alertas mostrando local e grau na escala, em meio à programação, como nesta imagem:

Lembro-me do alerta de tsunami que ficou famoso no mundo todo, o maior em 17 anos, quem se lembra?
Gostaria que lessem o post que fiz na época, há quase um ano atrás.

Na época, fiquei impressionada com os cuidados preventivos, caso ocorresse o tsunami, apesar de não acreditarmos que isso acontecesse. Exageros? Não! É prevenção! A impressão é que quanto mais se previne, menos acontece.

Apesar de toda prevenção acontecem vítimas, imaginem se não houvesse.

Exemplos como os do Japão e outros países deveriam ser seguidos.
Não acredito que algum político não tenha pensado nisso, o que falta mesmo é ação.
Qualquer leigo no assunto pensa como eu.

Já passou da hora de mudar, ainda que a longo prazo:
- descobrir - na verdade já sabem e estão claras - as causas,
- buscar soluções desde a base - os desastres acontecem em áreas pobres, não autorizadas, problemas conhecidos pelas autoridades
- mudar hábitos, educar o povo, penalizar se for preciso
- conscientizar.
E outras tantas ações que poderiam ser feitas, afinal com tantos Ministérios, Secretarias e cargos criados, impossível que não surjam idéias preventivas.

Fernando Mitre, fez um breve comentário sobre a falta de prevenção:



O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.
[Che Guevara]

Comentários

Oi Leh! Em casa sempre falamos disso, pq os menores problemas das chuvas mostram como a educação da população evitaria mt estrago. Os bueiros, por exemplo, que cheios de lixo impedem o livre e direcionado curso das águas, causando nichos de inundação em todos os cantos da cidade, que por sua vez se reflete no trânsito de veículos e dos próprios pedestres. Ainda ontem vi, na cidade Universitária, um bairro caro, um motorista num belo e caro carro, comeu a sua banana e num gesto super natural jogou a casca pela janela. Então vc vê q o problema de educação vem de longe. Mas onde começa o problema? Na incompetência, no descaso mas muito mais na sem vergonhice, pq vc vê que o governo reserva uma módica quantia para infraestrutura e, segundo a mídia, 14 vezes mais consertando. Isto porque obra de prevenção não aparece, mexe com o humor da população carente, a maioria, que é obrigada a se mudar para outro local pra q as obras aconteçam, gera antipatias p políticos associados às obras, ou seja, n dá votos. Então é pura falta de respeito com a vida dos outros pq p eles é td fácil, salários são aumentados do dia p a noite, enquanto que uns reles 6% do salário mínimo contra os 60% dos políticos sacanas, ainda está em discussão, viajam à farta à custa dos impostos q pagamos com sangue e ainda com passaporte diplomático p a família e os amigos. Vc acha q com tantas facilidades e tanta farra sobra tempo pra pensar na população carente, pra retribuir à classe média os impostos pagos no sacrifício (sim pq pobre e rico n pagam imposto)? É uma pobreza espiritual necessitada de muitas vidas p acordar a consciência. Parece que a maior parte da corja desembestou/reencarnou toda no Brasil. Grande abraço e desculpa o desabafo.

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!