O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Qual tipo de roupa usar em região de neve no Japão

O inverno no Japão não está a favor de quem prefere temperaturas mais amenas.
É preciso estar bem preparado para ver as maravilhas da neve. 
Mesmo quem está acostumado com o frio intenso, deve se preparar para viajar às regiões onde o clima é diferente ao que está acostumado.
Existe sempre a dúvida: que tipo de roupas devo levar para regiões de neve?
Por isso, resolvi deixar algumas dicas para os marinheiros de primeira viagem que visitam regiões onde tenha neve, seja turista do próprio arquipélago ou do Brasil, após uma visita que fiz a Shirakawa-go recentemente, desta vez, no inverno, para apreciar a iluminação noturna e Takayama, onde estava um pouco mais frio. As fotos desses lugares, mostrarei em próximas postagens.
Ninguém quer sobrecarregar malas, nem vestir-se como um astronauta. Fazer escolhas das peças certas, que aqueçam é o mais importante. De certa forma, é uma pequena aventura, portanto, um lado mais esportivo do que modinhas, saltinhos. É possível ficar elegante esportivamente vestido. Porém, nesse caso, o mais importante é não passar frio.

A previsão no calendário já mostrava a mínima de -7º em Shirakawa e -9º em Takayama, o que significava que seria em torno de -3ºC e -5ºC durante o dia, com neve.


O que recomendo levar na mala:

- blusa e calça heattech (segunda pele), em japonês se diz  ヒートテック Hītotekku.
As peças heattech são essenciais. Leves, finas e duplas (com textura macia na parte interna), ficam coladas no corpo e ajudam a esquentar. Heattech se traduz literalmente como "vestimenta interna" e contém propriedades de retenção de calor, mantendo o corpo sempre aquecido.

- blusa de lã 
Caso tenha sol e não esteja nevando, em ventando, pode ser alguma blusa mais grossa sobre a heattech.
Blusa de lã sobre alguma outra peça mais leve, além da heattech, onde a temperatura ultrapasse negativamente -10ºC. Caso entre em alguma cafeteria ou restaurante, onde o ambiente esteja quente demais pode ser retirado, juntamente com o casaco. Eu não precisei retirar a blusa de lã, mesmo tendo outra peça por baixo.

- meia-calça de lã 
Aconselhável colocar sobre a calça heattech, onde a temperatura ultrapassar negativamente -10ºC.

- calça forrada
Calças forradas são ótimas e estão à venda em diversas versões, inclusive jeans. Eu prefiro as calças justas, para usar botas com canos mais longos.

- protetor de orelhas, cachecóis, toucas, luvas
O cabelo ajuda muito proteger as orelhas, mas quem não tiver ou estiver com ele curtinho, é muito importante usar o protetor de orelhas.
Eu troco as toucas pelo capuz. Se você já tem um bom casaco com capuz, use e abuse.
Os homens usam e abusam das toucas; uns usam sobre o protetor de orelhas e, como já disse, se tiver cabelo, basta a touca. Mas isso depende do seu grau de sensibilidade com o frio. Não deixe de levar e carregar na bolsa.
Pra quem prefere brincar na neve, as luvas impermeáveis são melhores. Uso luvas de lã, que permitem toque ao celular.

- casaco impermeável, de preferência com capuz
Prefiro casacos impermeáveis forrados que, além de serem quentinhos, ajudam a proteger no momento em que estiver nevando.

- bota impermeável antiderrapante
Botas sim, sempre. Botas ou coturnos e nada de tênis ou botas de tecido, mesmo que não esteja nevando, pois ao pisar na neve, molhará os pés.
Usando botas com canos mais longos poderá afundar seus pés na neve. Existem muitas botas forradas, à venda no Japão. Caso vá às regiões que nevem demais, como Hokkaido por exemplo, leve botas específicas de neve, que contém garras.
- óculos de sol
A neve brilha ofuscando os olhos e, em determinados momentos, é preciso usá-los.


Uma boa opção são os カイロ Kairo. Existem em diversos tamanhos (indicado por número), inclusive em formato de palmilhas. Alguns são adesivos, podendo colar na roupa. É só retirar do pacote, bater com as duas mãos e colocar onde deseja que aqueça. Em poucos minutos estará bem quente.
Eles estão à venda, avulsos, em qualquer lojinha de regiões de neve, com preços em torno de 50円 cada. Em caixas, compradas em mercados ou lojas de conveniências, saem bem mais baratos.
 Apesar da neve, estava frio, porém sem vento e com sol em Shirakawa. As roupas que usei estavam bem apropriadas.
Em Takayama, onde andamos sob a neve e a temperatura estava a -6ºC em plena tarde, além das peças heattech, o uso de meias e blusas de lã, calças e botas forradas, protetor de orelhas, cachecol e casacos com capuz foram essenciais.
Caso esteja nevando, pode-se optar pelo uso de sombrinhas - transparentes, que facilita a visão - para não esbarrar nas pessoas.
Para a viagem ficar melhor ainda e for de carro, não se esqueça das regras. Pneus de neve e, dependendo da região, uso de correntes. Geralmente, em estradas onde o uso de correntes é obrigatório, não permitem a entrada, caso esteja sem eles.
Dirija com muito cuidado, pois pode derrapar.
E, ao caminhar pela neve, tome muito cuidado com o gelo que se forma depois, ficando escorregadio.

Nesta postagem dei exemplos de roupas onde a temperatura pode chegar aos 10º negativos. Em regiões muito mais frias, convém usar também coletes de lã e calças para neve forradas. Creio que, quem mora no Japão, tenha a maior parte dessas peças no armário. Para quem mora no Brasil, o ideal é comprá-las no Japão, pois foram feitas especialmente, para aguentar o inverno japonês. Ou roupas compradas em países que nevam.

Se o seu passeio inclui esquiar, as roupas especiais de snow são caras; uma boa opção é alugá-las, disponíveis nas estações de esqui.

Mais novidades sobre o Japão, curta a >>> fanpage.
Alguns eventos no Canal >>> YouTube.

Siga-nos também no Instagram e no Twitter.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!