O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Taxis turísticos e taxi da sorte de Kyoto

No Japão, até os bigorrilhos dos taxis tem desenhos ou formatos fofos. 
Os japoneses utilizam muitos objetos, roupas, acessórios do gênero "kawaii", que quer dizer fofos, graciosos.
Os carros não ficam atrás. Mulheres, principalmente as mais jovens, decoram painéis de carros com bichinhos de pelúcia, à venda em diversas lojas, especialmente para esse fim.
Caminhões não fogem à regra, se tiver um espaço, lá estão os bichinhos de pelúcia.
Em taxis, são encontrados desenhos ou formatos graciosos no bigorrilho - dispositivo afixado no teto, geralmente escrito "Taxi" ou o nome da empresa - como este por exemplo:
A maioria das frotas de taxis do Japão pertencem aos grandes grupos, que gerem outros serviços como linhas de ônibus, trem e até empresas aéreas, além de transporte de idosos a hospitais, limusines e outros carros elegantes para ocasiões especiais como casamento. Muitas delas estão nos grandes centros e principais destinos turísticos como Tóquio, Kyoto, Osaka, Nagoya, entre outros. Existem também os taxis independentes.
Muitos taxis aceitam cartão de crédito para pagamento.
Kyoto é uma cidade com taxis circulando o dia todo, em qualquer lugar, além dos pontos fixos, estações de trem e terminais de ônibus. Não há dúvida que trens são a melhor opção em um país onde o transporte público é eficiente.
No entanto, compensa muito pegar um taxi em Kyoto, caso esteja em 2 ou mais pessoas, com horário apertado, e não tão longe do local, uma vez que o valor da tarifa mínima gira em torno de 700円. O valor pode ser um pouco menor ou maior, dependendo da empresa e do tipo de veículo. Em torno de 400 metros percorridos, o aumento é de 90円 aproximadamente. No horário entre 22h às 5h da manhã, o acréscimo é de 20 por cento.
Taxi vazio tem este ideograma 空車, sempre em vermelho.

Se andar de carro em Kyoto é altamente estressante - acho que é onde mais se ouve buzinas de carros no Japão -, os taxis, além de confortáveis, é onde encontramos os motoristas educados.
Os motoristas de taxi de Kyoto, na maioria, falam inglês ou tem se esforçado muito; as empresas tem investido oferecendo cursos aos seus funcionários, devido ao grande número de turistas que recebe diariamente. E como já disse em uma postagem, são honestos; você não vai fazer um passeio extra, pelo contrário, conhecedores do trajeto, procuram por rotas menos congestionadas. Caso o trânsito esteja congestionado e não muito longe do local de destino, o motorista ensina o caminho para que prossiga a pé, já que taxi parado acaba saindo mais caro do que em movimento.

Embora os taxis turísticos não sejam exclusividade de Kyoto, sendo possível encontrar em grandes centros e principais locais turísticos do Japão, aproveitei esta postagem para falar deste serviço. 
Existe uma gama de serviços oferecida pelas empresas de taxi, inclusive rota de turismo, que não se restringe a Kyoto.
São diversas empresas que atuam na área; as reservas devem ser feitas antecipadamente no site próprio que estão, na maioria, em japonês. O que você vai precisar, no caso, é de um bom tradutor.
As grandes empresas de taxi oferecem tour guiado em ônibus e taxi.
A forma de cobrança do tour é calculado por hora, com roteiros próprios, seguindo sempre na mesma direção, podendo assim oferecer preço acessível, o que é muito bom para quem deseja um pouco de conforto. O sistema é o mesmo do turismo guiado de ônibus, porém com exclusividade.

MK Taxi


O logo e o bigorrilho dos taxis da MK Taxi é este coração dourado. Apagado tem brilhos brancos, aceso são dourados.
Foto: site MK Taxi

Quem circula por Kyoto, Nagoya, Osaka, Tokyo, deve reconhecer este carro com o bigorrilho em formato de coração: MK Taxi. Todos os carros, pequenos ou vans, bem como a apresentação dos motoristas, são impecáveis. 
No site, em inglês, você poderá obter os >>> roteiros.
Pelo site em japonês, obtenha o >>>roteiro clicando na imagem do destino de sua preferência, cujos >>> valores estão informados de acordo com a quantidade de horas.


Miyako Taxi


Miyako também oferece diversos serviços extras, além de ônibus de turismo e taxista com certificado de guia turístico.Você pode escolher o >>> roteiro, e verificar o >>> valorcobrado pelo número de horas e tipo de carro.

Esses taxis estavam enfileirados no ponto de um templo em Kyoto, que aguardavam a sua vez e o que chamou a atenção foi que todos eles, com exceção de um, tinham figuras no bigorrilho. É aí que vem a curiosidade, o taxi do trevo de 3 folhas, da Yasaka Taxi.

Yasaka Taxi


Tomei este taxi com trevo de 3 folhas. Até então, não conhecia a história deste taxi. 
A Yasaka é um grande grupo, com várias empresas e tem uma história interessante. O emblema é o trevo de 3 folhas, cada folha significa segurança, conforto e confiança.
Por que não um trevo de 4 folhas? Afinal 4 folhas dizem ser sorte. 
Aí entra o fato interessante. Eles possuem 1400 carros, somente 4 veículos tem o trevo de 4 folhas. Se você tiver sorte, mas muita sorte mesmo e conseguir um desses carros, ainda vai receber, no final da corrida, um cartão com a explicação da história do trevo de 4 folhas - conto logo mais - com os seguintes dizeres: あなたに幸運が訪れますように・・・ (Anata ni kōun ga otozuremasu yōni) ou seja "Desejo que você tenha boa sorte".
Num dia chuvoso, um cliente confundiu um pingo de água com uma folha, mostrando ao motorista que naquele carro o trevo estava com 4 folhas. O motorista confirmou a semelhança. A partir daí, a empresa colocou trevo de 4 folhas em apenas 4 carros. Dizem que usar o carro com trevo de 4 folhas traz muita felicidade.
Mas não é só isso, a empresa ainda coloca em apenas 20 de seus carros, nos dias 13 e 14 de fevereiro, o símbolo do trevo na cor rosa, em comemoração ao Valentine's Day.
Pode ser apenas brincadeira ou muita sorte, mas convenhamos que a sacada de marketing é genial.
Quanto ao tour guiado da Yasaka, o roteiro <<< é este. Nos primeiros quadros estão a rota e no último quadro estão as informações do número de horas e valores por tipo de carro.
Planos de tour para >>> verão e outono.

Muitas outras empresas de taxis oferecem serviços de tour guiado no Japão, veja algumas clicando nos links:
- Kyoto >>> Kyoto Sogo 
Rakuto Taxi <<< em japonês e em >>> inglês
- Kyoto Doi Taxi <<< site em inglês.
- Tour guiado em Tokyo e algumas outras >>> EDS
- Em Hokkaido >>> Yotei Taxi.

Por incrível que pareça, eu estava na estação de Nagoya e vi o taxi com trevo de 4 folhas. A foto saiu tremida, pois quis fotografar rapidamente.
O passageiro desceu e então o taxi ficou na minha frente, quando consegui fotografar. O motorista me viu perto e perguntou se eu desejava fazer uma corrida e, claro, respondi que não, pois ia pegar o trem.
Dizem que a sorte bate só uma vez à nossa porta. Depois que o motorista fechou a porta do taxi, fiquei seriamente pensando se eu tinha deixado escapar, não aceitando a corrida.
Depois que eu li e, para meu alívio, vi que o taxi não era a mesma da Yasaka de Kyoto e sim, da Yutaka Taxi, que pertence ao Green Group, グリーン グループ, de Nagoya, que não tem nada a ver com a história do trevo da sorte :)

Mais novidades sobre o Japão, curta a >>> fanpage.
Alguns eventos no Canal >>> YouTube.
Siga-nos também no Instagram e no Twitter.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde doar roupas usadas no Japão

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

A arte contada em arte, por Lucille Kanzawa

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Guarda-chuvas da amizade, o empréstimo gratuito de guarda-chuvas no Japão

Ilha de Takeshima, em Gamagori, Aichi