O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Okusuri Techō, a caderneta de medicamentos do Japão

Os modelos das cadernetas variam.

Okusuri Techō ou somente Kusuri Techō é uma caderneta onde se anotam os medicamentos adquiridos e utilizados pelos pacientes no Japão.

Quando se faz uma consulta médica no Japão, havendo receita de medicamentos, eles são adquiridos em farmácias específicas ou mesmo em um setor à parte, nas conhecidas drugstore.
Drugstore são aquelas farmácias que vendem, além de diversos produtos alimentícios, produtos de limpeza, perfumaria e até venenos para insetos, existindo uma área específica para atender às receitas médicas ou mesmo separado, ao lado. Existem diversas redes das drugstore no Japão, inclusive junto aos supermercados.
A maioria dos hospitais e clínicas tem, pelo menos, uma farmácia ou drogaria próxima. Algumas clínicas mantém uma farmácia em seu próprio estabelecimento.

Nas farmácias, assim como na primeira consulta médica, é feito um cadastro com os dados do paciente, respondendo a um questionário com algumas informações, como pressão, alergia, gravidez, doenças adquiridas, inclusive dos familiares.
Os comprimidos não são vendidos em caixas, vem soltos como na imagem acima e portanto, sem bula,  sempre na quantidade exata solicitada pelo médico, que geralmente, prescreve para um determinado número de dias. Remédios de uso contínuo são, na maioria, receitados para o máximo de 4 semanas. As receitas médicas também tem validade, geralmente de 3 dias.

Como todas as receitas médicas ficam retidas na farmácia e o número de remédios é vendido pela quantidade prescrita - portanto não havendo sobras - , no Japão é comum mantermos a caderneta de medicamentos.
A cada compra efetuada, os medicamentos são registrados no kusuri techō. Através deste histórico, médicos, dentistas e farmacêuticos podem avaliar a saúde, pelo tempo que usou ou está usando algum medicamento.

A apresentação da caderneta é muito importante, principalmente se utilizar vários especialistas e dentista ao mesmo tempo. Muitos médicos pedem o kusuri techō para ajudar em diagnósticos e, além de basear no histórico, também é uma maneira de identificar se algum remédio está colaborando na criação de sintomas secundários.

A apresentação desta caderneta também pode auxiliar em casos de atendimentos de emergência.

Outro fator importante é que o próprio usuário anote a compra de algum medicamento comercial, à venda em drogarias, adquirido sem receita médica. Alguns medicamentos podem-se chocar, tornando-se perigosos quando associados.
E para melhor entender, a importância da apresentação da caderneta, cito um caso particular meu. Quando enfrentei 2 problemas de saúde diferentes, o farmacêutico observou que tomava um determinado medicamento que se chocava com o que estava sendo receitado, orientando-me a cessar o uso.

Através dessas informações, fica muito mais fácil transmitir seu histórico de enfermidades, bem como efeitos colaterais, alergias e evitando a sobreposição de medicamentos, uma vez que ali terá todas as informações.

A novidade é que já existe a informação eletrônica denominada Okusuriplus, não necessitando da entrega da caderneta.

Quer saber mais sobre o Japão?
Curta a >>> fanpage e inscreva-se no Canal >>> YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!