O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Nengajō, o cartão de Ano Novo do Japão

Você pode enviar o nengajō para o Brasil ou para qualquer país do mundo por apenas 18円 a mais, sabia disso?

Se a maioria dos cristãos, principalmente nós brasileiros, tínhamos  temos o hábito de enviar cartões de Natal para a família, amigos, onde quer que estejam, os japoneses preservam como nunca o envio de cartões de Ano Novo.
Nengajō é o nome dado aos cartões de felicitações e bons desejos de Ano Novo no Japão, que são vendidos nos correios, lojas de conveniência e de departamentos, e se compra com o valor da remessa incluso.
À primeira impressão é um cartão simples, com variadas imagens tradicionais e, no verso, totalmente branco para escrever a felicitação. Porém a grande diferença é que, adquiridos a um prazo determinado pelos correios - geralmente até o dia 25 de dezembro, convém informar-se sempre - são entregues no 1º dia do ano, no Japão.
É uma época de muita movimentação nos correios japoneses que contratam pessoas exclusivamente para o serviço de entrega. Alguns correios de grandes cidades japonesas ficam lotadas de motos para efetuar a entrega, já que é costume e é garantida que seja feita no dia de Ano Novo, para quem compra o cartão até uma data estabelecida.
Além disso, os cartões, que são numerados, concorrem a diversos prêmios que devem ser conferidos antes do final do mês de janeiro do novo ano.
E que tal enviar um nengajō para qualquer parte do mundo acrescentando apenas 18円? O cartão custa apenas 52円, pagando um total de 80円, além de mostrar um pouco da cultura japonesa.
Porém, atentem para isto: se os cartões adquiridos no Japão até uma determinada data são entregues no arquipélago japonês no dia 1º de janeiro, no exterior eles obedecem aos correios locais de destinos, sem comprometimento da data de entrega, como no Japão.
Se preferir imagens diferentes, deve solicitar o nengajō "Kaigai nenga" ou "Overseas New Year", que tem desenhos - além dos tradicionais desenhos do animal do zodíaco do ano - imagens diferentes como Monte Fuji e outras atrações turísticas que identificam de imediato o Japão, bem como o selo de envio para exterior, que são especiais - inclusive o desenho - para esse fim. Neste ano são 2 motivos no selo: sushi ou tempura. Quando fui comprar havia apenas 3 selos restantes, sem opção de escolha, apenas o tempura.
O preenchimento do nengajō para exterior também é diferente da maneira costumeira, para envio no Japão:
- deve ser escrito na horizontal, no idioma do seu país, conforme imagem acima
- é preciso conter as seguintes informações, circundadas na imagem acima: POST CARD e AIR MAIL
- o nome e endereço completos do remetente devem ser escritos na parte de cima, precedido do inglês FROM e do destinatário, abaixo, precedido da palavra TO
- obviamente, como a entrega não será no Japão, portanto não havendo o costume do nengajō de Ano Novo no seu país ou qualquer outro, obedece à entrega normal do país de destino
- caso o cartão tenha o número premiado, só poderá ser resgatado no Japão.

Um cartão normal somando os custos de remessa pelos correios, sairá a um custo relativamente alto; os nengajō Overseas será algo diferente e econômico.

Mais novidades sobre o Japão, curta a >>> fanpage.
Veja alguns eventos, inscrevendo-se no Canal >>> YouTube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!