O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Festival de Bonecas no Museu de Artes de Tokugawa em Nagoya


Aproveitei o sábado do Hina Matsuri para visitar um museu que exibe as bonecas alusivas à data.

Curiosa pela cultura japonesa, não perdi a oportunidade de visitar o Festival de Bonecas do Museu de Artes de Tokugawa, em Nagoya.
Como já postei sobre o Hina Matsuri em anos anteriores, hoje vou compartilhar uma dica de passeio e cultura relacionada.


Tokugawa-en é um belíssimo jardim, que foi de propriedade do clã Owari, do shogunato Tokugawa, que governou a área de Nagoya por quase 250 anos.
A sede do Poder Owari, no shogunato Tokugawa era o Castelo de Nagoya.
No período Edo (1600-1868), Nagoya era a região dos samurais.

Tokugawaen era a residência de aposentadoria dos senhores, que foi destruída na Segunda Guerra e reconstruída preservando as mesmas características, sendo reaberta como tradicional jardim japonês e aberto ao público em 2004.
O parque contém lago, área de lazer, cachoeiras, pedras, pontes de madeira, casa de chá samurai, restaurante, plantas e flores como peônias e lírios, para cada época do ano.

O restaurante tem cozinha requintada e deslumbrante vista, além de loja voltada para a cultura samurai, auditório, salas para palestras e apresentações.

Ao lado do Tokugawaen está o Tokugawa Bijutsukan, ou Tokugawa Art Museum, o Museu de Artes de Tokugawa.

O Museu de Arte Tokugawa abriga os tesouros da família ancestral. Existem muitos outros museus no Japão, no entanto, o Museu Tokugawa, uma empresa privada, sem fins lucrativos, contém apenas coleção de família, ou seja, do clã Owari dos descendentes de Tokugawa Ieyasu. É o terceiro mais antigo museu particular do Japão.


Diferente de outros museus privados no Japão, que são baseados em coletas montados na era moderna por empresas ou empresários, o Tokugawa Art Museum abriga a coleção hereditária do ramo Owari do clã Tokugawa , que governou o domínio Owari no que é hoje Aichi Prefecture . O museu é gerido pela Fundação Reimeikai Tokugawa, que foi fundada em 1931 por Yoshichika Tokugawa (1886-1976), décimo-nono do clã Owari, a fim de preservar a valiosa coleção de objetos de arte, mobiliário, e herança.

Imagem "scanneada" do panfleto do Museu

O edifício principal do museu foi construído na década de 1930, em estilo clássico japonês com elementos ocidentais.
O Festival de Bonecas, também chamado de Festival da Flor de Pessegueiro, é uma celebração anual que informa a chegada da primavera.

Imagem "scanneada" do panfleto do Museu
O museu expõe bonecas tal qual o Hina Matsuri, com as figuras do casal imperial no centro, os três atendentes do sexo feminino, os cinco músicos, e a linha de cortesãos nas arquibancadas, juntamente com muitas outras bonecas. O mais impressionante são todos os numerosos apetrechos de casamento. As bonecas e seus implementos na coleção do Museu de Arte Tokugawa são extremamente lindos, mérito dos principais ramos da família governante Tokugawa.

Uma foto proibida: não podia fotografar, não sabia...

Ali se encontram grande quantidade e variedade de objetos, que incluem livros, pergaminhos, que eram de uso próprio, máscaras, trajes, em seções devidamente separadas para espadas, armas, chá, artigos de luxo e pessoais. A sua manutenção é minimamente detalhada.

Imagens da loja com produtos do evento Hina Matsuri



Infelizmente é proibido fotografar no interior do museu, apenas na ante-sala onde estão algumas réplicas e loja de produtos relativos ao evento, neste caso, o Hina Matsuri.
A foto abaixo é apenas de uma das quatro paredes da sala de exposições das bonecas, que "scanneei" do panfleto do Museu.

A enorme coleção de bonecas, passadas de geração em geração, ocupam duas salas inteiras.
O Festival de Bonecas No Museu de Artes de Tokugawa permanece até 8 de abril.

Comentários

Ilca disse…
Olá Leh,
Adorei seu blog!Belas imagens, que lugares lindos! Parabéns, e obrigada por compartilhar.
Felicidades, amiga!
Grande beijo.
Olá!Boa noite!
Que bom que vc foi me visitar! Eu explico: com a mudança de politicas etc da Google, deu uma estabilidade no meu blog, meu mosaico sumiu, e pior meu blogroll, ficou desatualizado...estou adicionando todos os blogs que sigo, pelas visitas e comentários, rsrs
Lindas fotos! E nem precisa falar do lugar,não é? Obrigado por compartilhar conosco, do outro lado do Mundo!
Boa semana! Muita luz e paz!
Beijos!
Ah! Mas, esta cor de fundo do template, ficou boa!
BLOGZOOM disse…
Leh,

Como são bonitas estas imagens.
Eu queria muito ter um bonsai, aprender a cuidar de um e que viva muito e muito!


Amiga, eu SEMPRE sempre me lembro de voce. Alias, depois do que aconteceu ano passado no Japão, nunca mais deixei de pensar se voce está bem.

Obrigada, fiquei feliz por ter vindo me ver.

Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!