O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

O que é o Natal?

Uma pequena história sobre boa música, bons sentimentos e bons amigos compartilhando o ideal de levar adiante uma boa mensagem



Por Heber Lobato Jr., Diretor de criação da Televisual Filmes (www.televisual.com.br) exclusivamente para Vidas em Voltas

Quando, há pouco mais de um mês, o compositor francês Sylvain Guinet nos mandou uma mensagem perguntando se gostaríamos de transformar em vídeo uma composição sua sobre o Natal, ficamos muito felizes.
Afinal, talvez alguns aqui saibam, há meses, Sylvain Guinet protagonizou conosco uma linda história daquelas que só o destino sabe escrever.
Para saber mais sobre “Flower of Japan” leia aqui mesmo no blog.


O tema de Natal “Christmas”, composto por Sylvain, é mais uma de suas lindas músicas. Em sua mensagem, Sylvain nos disse que estava trabalhando em um novo arranjo, se inspirando em algo mais jazzístico, típico das mais belas canções de Natal americanas dos anos 30 e 40.
Aceitamos de imediato o seu convite, mesmo sabendo a tremenda responsabilidade que é criar imagens para um tema musical que, por si só, já consegue emocionar.

Quando poucos dias depois recebemos a partitura de “Christmas Jazzy”, mais uma vez trocamos mensagens falando sobre como ficaram eternas as canções de Natal dos anos 30 e 40, muitas delas também com letras lindas. Sylvain já tinha feito antes um arranjo dessa música para coral, mas sem criar uma letra para o tema.
Com o comentário, ele respondeu rapidamente: - Faça você a letra!
Achei primeiro que estava brincando. Mas, Sylvain tem um jeito sereno em suas mensagens e só repetiu: por que não?

Apesar de confrontado pelo desafio, sabia que a música de Sylvain era o veículo perfeito para uma bela mensagem. Porém, sobre o que? Tentei conversar com ele sobre o que o tinha inspirado e como ele via o Natal. Descobri mais uma vez que tinhamos muito em comum. Para ele, essa corrida louca pelo consumismo nos afastava dos verdadeiros valores do Natal, especialmente da crianças, seu maior símbolo.

Instantaneamente, tive de Sylvain o insight para o tema da canção:
- Só é Natal quando toda criança puder sorrir.

Contudo, o desafio estava só começando. O arranjo jazzístico impunha uma métrica difícil para a letra. Ao mesmo tempo, já pensava que alguém ia ter que se esforçar muito para cantar. Foi aí que lembramos de imediato de um grande contratenor brasileiro, por certo, uma das mais belas vozes que ouvimos recentemente: Evandro Oliva. Além de cantor e regente de corais, Evandro é um talentoso comunicador e dono de uma grande cultura musical.

Antes que vocês perguntem: - Tudo bem, o cantor está escolhido, mas quem vai tocar?
Eu respondo. Desde que recebemos a música de Sylvain, já sabíamos que o intérprete ideal era um jovem e talentoso pianista
brasileiro residente aqui em Petrópolis: André Mendes.
Além de um músico acima da média, André tem numerosas composições de grande qualidade e uma facilidade absoluta para imprimir seu estilo de tocar a um arranjo. Se estivermos falando de jazz então, ele com certeza vai surpreender.

Então, nosso projeto tem agora um compositor francês, um cantor do interior de São Paulo e um pianista e uma equipe de produção de vídeo da cidade serrana de Petrópolis no Estado do Rio.
A internet permitiu que essas pessoas se conhecessem e trabalhassem mesmo à distância. Porém, sabem de verdade o que fez essa parceria dar certo?
De diferentes maneira cada um dos envolvidos tem afinidades no que diz respeito a um comportamento ético e solidário; um amor e respeito profundo pelas atividades que exercem; uma plena consciência do prazer de compartilhar e trabalhar em equipe. E, com tantas afinidades assim, muita coisa em comum sobre a idéia que precisamos dar ao Natal o verdadeiro sentido do renascimento; do amor ao próximo e da proteção a dádiva de perpetuar a vida.

Tudo o mais sobre essa história pode ser melhor visto e ouvido através do vídeo que produzimos. Algo simples mais repleto de amor. Um sentimento que, quando verdadeiro, nos leva a lugares onde nunca antes imaginamos estar. Como este blog aqui, feito com igual amor e carinho, além de muita dedicação por uma dessas pessoas que, nessas nossas jornadas procurando fazer o bem, nos deu a honra de compartilhar sua amizade.

Nada mais explica melhor a pergunta que procuramos responder. Isso é o verdadeiro Natal dentro de nós.

Boas Festas!


Estava trabalhando e acompanhando o Twitter, quando o link do vídeo "O que é o Natal?" chamou minha atenção.
Já de início, nas primeiras imagens, percebi a qualidade do vídeo.
Não era possível visualizar a descrição, mas nos primeiros toques reconheci a música de Sylvain Guinet, pelas mãos mágicas de um excelente pianista. Estava perfeito. Não se tratava somente de um bom vídeo, de uma linda melodia, de um excelente pianista. As surpresas foram surgindo... belíssima interpretação e maravilhosa letra!
Eu me emocionei diante do profissionalismo, arte e talentos que mostraram, com muita sensibilidade, o verdadeiro sentido do Natal!
Obrigada pelo presente!
Obrigada Heber, pelo carinho e amizade!
Obrigada Sylvain Guinet, André Mendes, Evandro Oliva, Marcelo Filgueiras, Equipe Televisual!
Feliz dia do nascimento de Cristo!
Que o Natal do Menino Jesus esteja presente em todos os dias de suas vidas!

Comentários

Anônimo disse…
Leh, que lindo este post.
Ainda mais bonito que o vídeo, e a intenção, o desejo de que toda criança possa sorrir, que haja Natal todos os dias dentro de cada um.
Obrigada por partilhar.
Um beijo
Olá! Boa noite/dia!
Vim agradecer a sua retribuição de participação e seu comentário. Muito obrigado!Fiquei muito feliz!
Tenho alguns membros de minha família, aí no Japão (Gunma/Nagoya/Hroshima)
Boa semana!
Abraços!
Ano Novo, pleno de realizações!
Hildegard disse…
Oi Leh
Que vídeo lindo, gostei mesmo.
Dando uma passadinha pra desejar um Ano Novo muito feliz.
Bjo
Hilde
MA FERREIRA disse…
Querida..hoje venho pra te desejar um 2012 cheio de paz, amor e harmonia.
Um beijo...

MA
Adorei o post!
Otimismo em Alta!
Leh, quero deixar aqui os meus desejos mais sinceros de um ano novo cheio de realizações!
Boas Festas!
BLOGZOOM disse…
Este video é uma bela novidade. Alias, Leh, como gosto de ver algo assim, sou tao curiosa!

Leh!!!!!! Viva!!! Não vai acreditar, pois eu PENSEI em voce e voce escreveu!!! Caramba! Isso é demais. Obrigada amiga, eu tambem desejo tudo de bom a ti e que 2012 continuemos assim, juntas, mesmo que longe.

Beijos
Path disse…
Helena...
o vídeo circulou pelo mundo e veio parar aqui no Japão provando que a net encurta distancia como a nossa amizade!
Gosto muito de música gospel, o vídeo é lindo! Adorei as mensagens!
Votos de Boas Festas e um ano de realizações!
Suely Poubel disse…
FELIZ ANO NOVO! Desejo a você amiga Leh, e a sua família, um ano novo cheio de alegrias, muita saúde e grandes realizações. Obrigado pela sua amizade. bjnhos.

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!