O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Flower of Japan: Homenagem do Brasil e da França ao povo japonês

Homenagens, apoios, carinho são prestados do mundo todo ao querido povo japonês, que mais uma vez dá exemplos de civilidade, respeito, determinação, superação.
Com esses mesmos sentimentos, recebi uma simpática mensagem de Heber Lobato Jr, da Televisual, o clipe e a história sobre um projeto em que, duas nações em diferentes continentes, homenageiam o povo japonês, com imagens das cerejeiras da cidade de Petrópolis (RJ) e da música criada por um compositor e pianista francês.

Brasil e França unidos numa homenagem ao Japão filmada em Petrópolis

Em uma pequena cidade perto de Lyon na França, um compositor se sensibiliza com a tragédia do grande terremoto no Japão e começa a compor uma música.
No Brasil, a florada da cerejeira, no começo do inverno em Petrópolis – cidade histórica da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro - inspira uma dupla de cineastas a transformar a flor símbolo do Japão em uma homenagem ao povo japonês, algo que eles idealizavam há meses. Em cada um dos lados do Atlântico, trabalharam simultaneamente com o mesmo propósito, cada qual em sua arte, mas sem que um soubesse do outro. Isso até o dia em que o compositor resolve mandar para os cineastas a sua composição. Desse encontro nasce a história do clip “Flower of Japan”, produção da Televisual Filmes com música do pianista e compositor francês Sylvain Guinet, que acaba de ser lançado na internet.

- “Foi realmente algo extraordinário – diz Heber Lobato Jr., Diretor de Criação da Televisual. Uma sincronicidade sem explicação. Já tinhámos gravado a florada das cerejeiras próximo ao Palácio Quitandinha e decidido que ela seria o símbolo da homenagem que desejávamos prestar aos japoneses. Resolvemos então produzir uma versão moderna do milenar tema folclórico japonês: Sakura. Justo na semana em que estávamos concluindo a produção musical, chega um e-mail do Sylvain mostrando sua linda composição e contando a história da música. Não acreditei! Na mesma hora ouvimos o tema e entramos em contato com o Sylvain propondo que sua música fosse a trilha do nosso clip”.

Apesar dessa afinidade, o compositor e pianista francês e a equipe da Televisual nunca se encontraram. “Nos falamos algumas vezes no You Tube por conta de um apreciar o trabalho do outro através da internet. Porém, nunca conversamos sobre qualquer parceria de forma profissional. Era apenas mútua admiração artística. Por isso, ficamos tão positivamente surpresos”, conta Marcelo Filgueiras, diretor de Produção da Televisual.
Um conceito simples, uma música romântica
Sylvain Guinet nasceu em 1978 em Macon, na França. Começou cedo na música. Aprendeu em um órgão eletrônico de dois teclados, evoluindo até participar em competições de instrumentos na França e outros países da Europa. Passou pelos sintetizadores até seus pais herdarem um piano verdadeiramente especial. Os estudos seguiram e, aos poucos, foi prevalecendo em Sylvain a arte de compôr. “Meu trabalho de composição é, provavelmente, muito diferente do método de outros compositores. Quando comecei a tocar, mergulhei nas peças de Mozart. Já na adolescência, me inclinei para as composições de Chopin. Posso dizer que não me aprisiono na teoria musical. Componho nota por nota, colcheia por colcheia, traduzindo o que sinto, o que ouço…o que me inspira. É o que eu chamo de música ditada pelo coração e não pela mente. A música que eu escrevo é essencialmente romântica, um estilo poético que me permite mais facilmente comunicar emoções”. As composições de Sylvain Guinet são hoje executadas por grandes pianistas como Franco Di Nitto(Bélgica), Haruko Uehara (Japão) e Thang Dinh (EUA).

Sobre “Flower of Japan”, Sylvain Guinet explica de onde veio a inspiração:
- “Escrevi esta música durante o desastre do Japão. Porém, eu não acho que seja um tema triste, pois procurei expressar a esperança e a força deste país que tem o poder de superar as maiores adversidades. Um País exemplar. A melodia é basicamente romântica. Espero que apreciem”.



A Televisual Filmes é uma produtora sediada em Petrópolis, com mais de 20 anos de atividade em produção de cinema, tv e publicidade. Segundo Heber Lobato Jr., que dirigiu o clip, essa música foi fundamental para guiar a intenção das cenas. “Nossa idéia foi muito simples. A florada da cerejeira representa uma perfeita analogia da contribuição do indivíduo para a sua coletividade, algo que é marcante no povo japonês. Ao longe, admiramos aquelas árvores lindas, com uma profusão de cachos coloridos. Quanto mais nos aproximamos, percebemos que o efeito é o resultado da união harmônica de centenas de pequenas e frágeis flores. Foi isso o que procuramos mostrar no clip da maneira mais natural possível. E é claro: com o fundamental suporte da música linda do Sylvain a nos emocionar o tempo todo”.

Canal Televisual Filmes no YouTube

Comentários

Celina Dutra disse…
Maravilha de música, vídeo e post. Semana tão linda quanto tudo isto pra vc e mais

muitos girassóis.
beijos
Penélope disse…
Uma grande, bela e merecida homenagem.
Abraços
Japinha disse…
Video suave, da uma paz. História de encontro também bonito. Gostei.
Sakura disse…
Eu também fiz homenagem usando a cerejeira no meu avatar, só que o vídeo ficou muito mais bonito. Como disse a Leh, quem fez essa obra tem os mesmos sentimentos.
O vídeo é um caso do acaso com final lindo e feliz: uma obra prima.
Parabéns aos envolvidos.
Bjos Leh
Lari disse…
Lindo posttttt! beijos.

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!