Última postagem

Valentine's Day in Japan, o Dia dos Namorados no Japão


14 de fevereiro é comemorado o Valentine's Day no Japão.
Uma data similar ao Dia dos Namorados no Brasil, que é comemorado em 12 de junho, desde 1949.
Muitos países da Europa, como a Itália, França e Dinamarca, o Reino Unido, os Estados Unidos e Canadá também adotam a data de 14 de fevereiro para comemorar o Dia dos Namorados.
Fato curioso é que no Japão existem dois Dia dos Namorados, sendo em 14 de fevereiro, o Valentine's Day, ocasião em que as mulheres presenteiam os homens com chocolates escuros e um mês depois, no dia 14 de março, os homens presenteiam as mulheres com chocolate branco, por isso, denominado White Day.
Outra curiosidade é que trata-se também de um dia de agradecimento, em que as mulheres presenteiam os amigos e colegas de trabalho.
Tanto a data do Dia dos Namorados como o Valentine's Day tem associações a santos.
O dia dos namorados no Brasil é realizado na véspera do dia de Santo Antônio, que é considerado um santo casamenteiro.
Já o Valentine's Day tem origem em São Valentim.
O bispo Valentim era contrário às ordens do Imperador Claudio II, que proibiu o casamento durante as guerras, acreditando que solteiros eram melhores combatentes. Valentim continuou celebrando casamentos e ainda casou-se secretamente. Descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. A data de seu falecimento, 14 de fevereiro foi marcada como dia de São Valentim, pelo Papa Celsius, em 1946.
No Brasil, flores e bombons são os presentes mais populares no Dia dos Namorados.
Nos Estados Unidos, cartões são mais populares, seguidos por flores e chocolates.
Na tradição japonesa, o presente mais popular é o chocolate.
Alguns não comemoram alegando ser uma data meramente comercial e sem valor cultural, uma vez que ela foi introduzida por uma fábrica de chocolates em 1936, através de uma idéia importada dos Estados Unidos.
O White Day foi criado em 1980.
As mulheres japonesas são incentivadas a expressar o amor aos homens nesta data, dando chocolate e outros presentes,como gravatas ou roupas.
Existem maneiras de presentear namorados e amigos, através dos tipos de chocolate:

- Honmei Choco – chocolate para presentear por quem esteja apaixonada. Se ainda não estão juntos, é um meio de declarar o seu amor à pessoa.
- Giri Choco é o chocolate de costume social, para demonstrar amizade ou gratidão. Giri é um conceito único japonês. Presenteiam-se amigos, conhecidos, colegas de trabalho, clientes, como uma forma de gratidão.
- Tomo Choco, derivado de tomodachi, que quer dizer amigo, é o chocolate que representa a amizade. Como, neste dia, são as mulheres que presenteiam, servem para presentear as amigas, como demonstração de amizade.
Family Choco, como o próprio nome diz, é o chocolate familiar. Presenteiam-se marido e filhos.
O "gyaku-choco (chocolate reverso)" é um novo costume introduzido recentemente no Japão , que significa chocolates dados por homens e mulheres no Dia dos Namorados.
Nas escolas, a tradição é bem interessante. Este é o dia em que as meninas aproveitam para demonstrar sua intenção ou que tem uma "queda" por alguém, confessando seus sentimentos através do Honmei-chocolate. E é neste dia que os garotos conhecerão a sua popularidade. Dizem que alguns rapazes trazem sacos de chocolates para casa, enquanto outros meninos retornam infelizes, sem nenhum ...
Mercearias, lojas de departamento e lojas de conveniência vendem diferentes tipos diferentes de chocolates nacionais e importados. Mais da metade do chocolate vendido em um ano é no Dia dos Namorados,no Japão. As mulheres compram chocolates para seus colegas de trabalho, patrões, amigos e familiares do sexo masculino.
Já no White Day, comemorado em 14 de março, os homens retribuem os presentes recebidos no Valentine's Day às mulheres e que também movimenta muito o comércio de chocolates no Japão.
Os presentes podem ser chocolates ou até acompanhado com uma lingerie.
Para tornar uma divertida brincadeira, alguns homens presenteiam com lingerie.
Na cultura japonesa, esta troca de presentes no Valentine's Day e White Day suaviza as relações entre colegas e amigos, dando uma pausa divertida e relaxante ao trabalho
Tanto o Valentine's Day como o White Day foram introduzidos como ferramenta de marketing para empresas de chocolate no Japão.

Mais novidades sobre o Japão, curta a >>> fanpage.

Comentários

Leila Franca disse…
Muito legal este artigo. Adorei a idéia do White day. Quando morei nos Estados Unidos, todos me desejavam um bom Valentines day e eu ganhei presente de várias pessoas, não só do marido. Até as crianças ganham doces também. No Brasil é mais entre namorados mesmo.

bjs
Serenissima disse…
Histórias interessantes, Leh!
Belo post ;)

Abraço
Gostei de sua matéria bem interessante e com muita curiosidade.
Abraços forte
Olá Lena!

Achei o teu artigo muito interessante! É curioso como o Japão, um país arreigado às suas tradições adoptaram tão bem uma tradição ocidental.

Em Portugal o dia dos namorados é uma data que se comemora recentemente e em minha opinião, verdadeiramente comercial. O verdadeiro dia dos namorados é o dia de Santo António.

Beijos
Luísa
Lilian disse…
Olá querida amiga Leh,

Parabéns pelo post.

Achei interessante demais a história desse dia, além de muito saborosa, já que o costume é dar chocolate.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian
Arlindo disse…
é como se você fosse uma correspondente no japão xD,muito interessante a materia^^

você sabe escrever muito bem.

Postagens mais visitadas deste blog

Onde doar roupas usadas no Japão

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Ilha de Takeshima, em Gamagori, Aichi

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Guarda-chuvas da amizade, o empréstimo gratuito de guarda-chuvas no Japão

Festival de Tulipas de Nabana No Sato, Nagashima, Mie