O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Movimento dekassegui

Dekassegui (出稼ぎ) formado pelas palavras 出る (deru= sair) e 稼ぐ (kasegu= para trabalhar, ganhar dinheiro trabalhando), designado a qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar temporariamente em outra região ou país. Esse nome era dado aos japoneses de Hokkaido que migravam para os grandes centros, como Tóquio e Osaka, a trabalho.

Em 1980, iniciou-se o movimento dekassegui de brasileiros no Japão, com a necessidade de mão-de-obra no arquipélago japonês.
Leis facilitaram a entrada de trabalhadores estrangeiros e, em junho de 1990, foi editada a "Lei de Controle de Imigração", permitindo que japoneses e seus cônjuges ou descendentes até a 3ª geração (sanseis) pudessem exercer qualquer atividade e período de residência relativamente longo. O visto para descendentes de japoneses da quarta geração (yonseis) só é concedido se estes imigrarem na companhia dos pais (3ª geração, sanseis).

Dekasseguis brasileiros são a segunda comunidade de brasileiros vivendo fora do país, a terceira maior comunidade de estrangeiros no Japão e a maior comunidade de falantes de português na Ásia.

Províncias com mais brasileiros no Japão: Aichi, Shizuoka, Gifu, Mie, Saitama, Gunma e Kanagawa.
Cidades com mais brasileiros: Hamamatsu (Shizuoka), Nagoya (Aichi), Oizumi (Gunma), Shizuoka (Shizuoka), Gifu (Gifu) e Saitama (Saitama).
Muitos tem boa escolaridade, com curso superior, mas sem conhecimento do idioma não é possível ocupar altos cargos e por isso empregam-se em fábricas, intermediados pelas empreiteiras, em serviços pesados, perigosos e sujos, geralmente em indústrias de automóveis e de eletrônicos.
O salário é considerado baixo para o padrão de vida japonês, no entanto, é considerado alto comparado aos ganhos de um assalariado no Brasil, sendo que, são obrigados a fazer muitas horas além do expediente normal. A remuneração é horária. O câmbio também favorece na comparação salarial.

O objetivo único dos dekasseguis, até então, era juntar dinheiro e retornar o mais rápido possível ao Brasil.

De extrema importância na economia, os dekasseguis enviam valores que chegam a superar a quantidade de divisas obtidas pelo Brasil com a exportação de café.

Contei com a ajuda da Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!