O nome do blog "Vidasemvoltas" mudou para Japão Cultura e Turismo

Migração Internacional

Um estudo do Itamaraty, um tanto antigo, mostra que mais de 100 mil brasileiros emigram anualmente, do Brasil, em busca de trabalho.

Nos Estados Unidos, principal destino da emigração do Brasil, mais de metade da comunidade brasileira ali radicada estava ilegal, refere a pesquisa.

Estados Unidos Paraguai , Japão, Alemanha, Portugal, Argentina, Itália, Suíça, França e Reino Unido são os dez países que mais abrigam cidadãos do Brasil. Mas a maioria está nos Estados Unidos, seguidos de Japão e, em terceiro, Portugal.



Desemprego, subemprego, baixos salários contribuem para a migração de toda a América Latina para os Estados Unidos. Cada vez mais famílias inteiras migram para os Estados Unidos.

No México, um grande número de mulheres têm migrado para os EUA. Às vezes, vão sozinhas e acabam levando suas famílias mais tarde.



Um relatório de 2008, apontou que o número de países emissores eram 55 e o de receptores são 67 países.
A migração de forma "regular" diminuiu em alguns países, resultado de uma legislação mais restritiva. Já a "irregular", no entanto, aumentou consideravelmente. As medidas como sistemas de segurança ou muros, não conseguem deter os deslocamentos, apenas os tornam mais perigosos e difíceis.

Segundo um relatório do Ministério da Justiça, em 2007, foram registrados 2.152.973 estrangeiros vivendo no Japão. Um aumento de 68.054 pessoas em relação a 2006.Os chineses lideram a lista, seguidos pelos coreanos.

Os brasileiros são a 3ª maior comunidade estrangeira, seguidos pelos filipinos.

Desde 1959, quando começou a contagem, norte e sul coreanos vinham liderando a lista seguidos pelos chineses. Há 10 anos, os coreanos continuavam no topo, mas com o desenvolvimento econômico, a China começou a exportar mão-de-obra, como estagiários e bolsistas.Em 2007, o número de chineses superou pela primeira vez o de coreanos. O ministério considera que essa tendência deve continuar por causa do envelhecimento e da redução da população coreana com visto especial de permanência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Diferenças entre nenúfar (suiren) e flor de lotus (hasu)

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Onde doar roupas usadas no Japão

Kemari, o antigo jogo de futebol da Corte Imperial do Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

父の日 Dia dos Pais no Japão - いつもありがとう Obrigada, eternamente!