Última postagem

Emigração brasileira

Ocasionada pelas constantes crises financeiras, desemprego, tecnologias e globalização, a grande emigração dos brasileiros iniciou-se no final da década de 80, principalmente aos países do primeiro Mundo.

Na verdade, a emigração iniciou-se nos anos 70, pelos camponeses ao Paraguai, para trabalhar na agricultura.

Nos anos 80, o governo japonês liberou a entrada de descendentes diretos, para exercer tarefas que os japoneses não gostavam, os KKK (Kitsui= serviço penoso Kiken= atividades sofridas Kitanai=serviço sujo), principalmente nas indústrias. Isso também significava mão de obra barata.

Um caminho de volta...

Nos anos 90, a emigração para os Estados Unidos foi marcante, também para exercer tarefas que os americanos não exerciam. Já a entrada nos EUA é mais difícil e, segundo pesquisas, 50% está ilegal.

Nessa mesma década, os países da Europa foram alvo da emigração: Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Holanda. Nesses países, os brasileiros tem até conseguido legalização.

Portugal tem sido o país de escala para outros destinos europeus. Este é também é um caminho de volta... assim como acontece com os descendentes alemães para a Alemanha.

Canadá tem sido a opção mais recente dos brasileiros. Além de a emigração atender às necessidades para suprir carência de mão de obra, existe a preocupação em possibilitar o sucesso dos imigrantes, ajudando-os na adaptação e integração na sociedade canadense.

Austrália e Nova Zelandia tem sido opção para estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde doar roupas usadas no Japão

Dino Adventure, o Parque de Dinossauros de Nagoya

Ameixeira, cerejeira, pessegueiro, quais são as diferenças entre essas flores?

Yakudoshi, as idades consideradas perigosas no Japão

Shichifukujin, os 7 deuses da sorte do Japão

Lenda japonesa: A Tecelã de Nuvens

Ilha de Takeshima, em Gamagori, Aichi

Lenda urbana do Japão: garrafas pet com água repelem gatos

Guarda-chuvas da amizade, o empréstimo gratuito de guarda-chuvas no Japão

Festival de Tulipas de Nabana No Sato, Nagashima, Mie